Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cadeira de Economia

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 19h05 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2017, 19h05 | Acessos: 3064

A Cadeira de Economia é responsável por desenvolver e ministrar duas disciplinas, Economia I e Economia II. No primeiro momento, logo ao ingressar na AMAN no Curso Básico, os cadetes tem contato com os assuntos típicos de microeconomia como oferta e demanda, receitas, custos e estruturas de mercado. Ao final da disciplina Economia I, conforme orientação do Caderno de Instrução de Educação Financeira do Exército Brasileiro, são abordados temas que levam o futuro oficial a perceber a necessidade de criar bons hábitos de gestão financeira na vida pessoal, conhecendo técnicas e ferramentas que ampliam suas oportunidades de ter sucesso pessoal e profissional.

Para o quarto ano é ministrada a disciplina Economia II, que desenvolve assuntos de macroeconomia, a exemplo das políticas monetária e fiscal, da inflação e da orçamentação pública. Neste momento, já às vésperas da declaração de aspirante, o cadete aprende a articular o pensamento em torno de questões de maior complexidade, estabelecendo relações e antecipando consequências das políticas públicas, o que vem despertar as habilidades do pensar estratégico e multidisciplinar.

Por meio destas contribuições, a Cadeira de Economia participa ativamente da iniciação do chefe militar, preparado para a tomada de decisão em qualquer cenário, capaz de fazer uso racional e eficiente dos recursos disponíveis, tendo em vista o cumprimento da missão e o bom uso do dinheiro público.

Fim do conteúdo da página