Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cadeira de Espanhol

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 19h06 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2017, 19h06 | Acessos: 1901

Visão de Futuro: “ser una referencia de excelencia en la enseñanza del idioma español como lengua extranjera contextualizada para militares del Ejército Brasileño”. 

A finalidade da cadeira de espanhol da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) é contribuir com o perfil profissiográfico do concludente do curso de formação de oficiais da AMAN, possibilitando-lhe a oportunidade de adquirir e aprimorar suas habilidades de compreensão auditiva, expressão oral, compreensão leitora e expressão escrita neste idioma.

Após cursarem 45h de aprendizagem em língua espanhola, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), 100% dos cadetes das Agulhas Negras estudam este idioma em 45h anuais, do 1º ao 4º ano de formação, totalizando uma carga horária de 225h.

O planejamento curricular do ensino de língua espanhola na AMAN privilegia a abordagem comunicativa e as metodologias ativas de Presentación-Práctica-Producción (PPP) e de Aprendizaje Basado en Tareas, incluindo, além das aulas regulares e de avaliações diagnósticas, formativas e somativas, projetos de desenvolvimento oral (Proyecto Habla) e integral (como, por exemplo, o Proyecto Temáticas Militares).

Além disso, a cadeira de espanhol promove regularmente encontros pedagógicos voltados para o aprimoramento do seu corpo docente. Durante o ano de instrução, os professores também apoiam diversos setores da AMAN com traduções e acompanhamento de visitantes, além de participar de atividades interdisciplinares, como a Operação FIT e a Manobra Escolar.

Sintetizando, os esforços da cadeira de espanhol são voltados para que o futuro oficial combatente de carreira tenha plenas condições de utilizar este idioma como veículo de comunicação e de aquisição de novos conhecimentos e experiências, de acordo com suas necessidades e interesses, nos âmbitos pessoal e profissional.

Fim do conteúdo da página