Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Divisão de Ensino > Iniciação à Pesquisa Científica (IPC)
Início do conteúdo da página

Cadeira de Iniciação à Pesquisa Científica (IPC)

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 19h03 | Última atualização em Sábado, 21 de Março de 2020, 13h59 | Acessos: 2911

A Iniciação à Pesquisa Científica (IPC) é uma disciplina que faz parte do currículo do curso de Bacharelado em Ciências Militares, sendo desenvolvida e ministrada pela Cadeira de Iniciação à Pesquisa Científica aos cadetes do 2º ano da AMAN.

Tem como objetivo primordial iniciar os discentes no desenvolvimento da pesquisa científica no âmbito das Ciências Militares, habilitando-os à elaboração e redação de trabalhos acadêmicos, aplicando a norma padrão da Língua Portuguesa.

Por ser uma disciplina que estimula o aprendizado e o desenvolvimento do senso crítico, leva o discente a aproveitar melhor a leitura, a análise e a interpretação de textos e demais fontes pesquisadas, o que irá ajudar na originalidade dos trabalhos acadêmicos, artigos científicos e resenhas críticas produzidas durante o curso de graduação.

É, ainda, uma ferramenta de fundamental importância para o conhecimento e seleção dos métodos e técnicas que são empregados na elaboração do projeto de pesquisa e na redação do relatório científico que compõem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), fundamentados nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Além de ministrar as aulas de Iniciação à Pesquisa Científica, compete, ainda, à Cadeira de IPC:

- planejar, organizar, executar, gerir e promover a avaliação do processo de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Ciências Militares da AMAN;

- planejar, organizar, executar e gerir a editoração do Anuário da Academia Militar das Agulhas Negras, revista científica da AMAN.

Fim do conteúdo da página