Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comando da AMAN > AMAN celebra os 59 anos do Curso Básico

Notícias

AMAN celebra os 59 anos do Curso Básico

publicado: 17/03/2017 09h59 última modificação: 17/03/2017 09h59

                De 13 a 15 de março, a Academia Militar das Agulhas Negras comemorou o aniversário de 59 anos do Curso Básico, o qual é cursado pelos Cadetes em seu 1º ano na AMAN. A data é celebrada em referência ao aniversário do seu patrono, o industrial Henrique Lage.

                     As comemorações incluíram, além da formatura alusiva, a “Alvorada Festiva” para os Cadetes do 1º ano e oficiais e uma competição de força e habilidades entre as companhias do Curso Básico. As equipes realizaram uma competição de arrasto de viatura, em que 15 cadetes puxaram uma viatura de transporte (VTE 5T) e em seguida uma corrida de revezamento com postos de montagem e desmontagem de armamento. Ao final, venceu a competição a 1ª Companhia – a “Leões de Guerra”.

Henrique Lage

                Henrique Lage foi um industrial brasileiro, nascido em 14 de março de 1881. Seu pai, grande fundador da Companhia de Navegação Costeira, tinha o costume de fornecer aos alunos da Escola da Praia Vermelha passagens de cortesia em seus navios para que os alunos pudessem ir para casa em suas férias escolares, tradição essa continuada por Henrique Lage com os alunos da Escola Militar do Realengo.  Era amigo do Marechal José Pessoa e, como ele, foi entusiasta da Academia Militar. Aficionado pela carreira das armas, Henrique Lage foi um grande benfeitor para os Cadetes da sua época. Concedia prêmios aos primeiros colocados de cada turma da Escola Militar e doou todo o mármore vermelho para a construção da Academia Militar das Agulhas Negras.