Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comando da AMAN > AMAN comemora seu 206º aniversário de criação

Notícias

AMAN comemora seu 206º aniversário de criação

publicado: 20/04/2017 09h50 última modificação: 20/04/2017 09h50

          

                Com a chegada da família real portuguesa no Brasil Colônia, em 1810, fez-se necessário uma escola de formação dos oficiais do exército em terras tropicais. Desta forma, o Príncipe Regente Dom João fundou a Academia Real Militar, que iniciou suas atividades em 1811. Ao longo dos anos, a Academia ocupou diversas sedes e recebeu diversas denominações. A unificação das escolas de guerra e aplicação aconteceu com a fundação da Escola Militar do Realengo, que formou os oficiais do Exército Brasileiro por quase 40 anos.

                O então Coronel José Pessoa Cavalcante de Albuquerque idealizou uma escola que reunisse em um mesmo espaço as necessidades da formação acadêmica e militar dos Cadetes do Exército. Em 1944,
atendendo a este anseio, foi fundada a Escola Militar de Resende. Em 1951 recebeu a denominação de Academia Militar das Agulhas Negras.

                Nos dias atuais 1.836 cadetes preparam-se com excelência para ocupar cargos e funções nas diversas organizações militares do Exército. A carga horária da sua formação é de 7.212 horas, e inclui, além da instrução militar, disciplinas que oferecem uma formação holística aos nossos futuros comandantes, como: filosofia, geopolítica, relações internacionais, direito, sociologia e psicologia. Hoje a AMAN busca integrar-se cada vez mais às novas tecnologias da informação e comunicação para formar o combatente do futuro, integrado aos ambientes complexos da modernidade.

                Mesmo passados todos esses anos, a Academia mantém os princípios basilares da formação do corpo de oficiais da Força Terrestre: o aprimoramento técnico-profissional, a fé na missão do Exército, o amor à profissão, o espírito de corpo, o patriotismo, o civismo e o culto às raízes, aos valores e às tradições da Força.

Comemorações

                O 206º aniversário da AMAN foi comemorado com uma série de eventos, entre eles, exposições, inaugurações e formaturas.

                A formatura comemorativa, ocorrida no dia 18 de abril, recebeu a presença do General de Exército João Camilo Pires de Campos, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, do General de Divisão Júlio César de Arruda, Diretor de Educação Superior Militar, do General de Brigada Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, futuro comandante da AMAN e do atual comandante da Academia, o General de Divisão André Luis Novaes Miranda. Durante a solenidade foram entregues diplomas de Amigo da AMAN a diversos cidadãos de Resende e região que, de alguma forma, contribuíram para o engrandecimento da missão da Academia. Após a formatura, oficiais, praças e cadetes assistiram a uma palestra sobre a história da Academia, contada pelos Cadetes do 4º ano que envergaram os uniformes históricos utilizados ao longo dos séculos.

                No mesmo dia foi inaugurada a exposição de artes Contexto: 73 anos da AMAN em Resende, do artista Jorge Vieira, que fica em exposição no Salão de Artes da AMAN até o dia 7 de maio.

                No dia 19 de abril foi inaugurada a exposição numismática Valores do Brasil – Valores de Irmãos, composta por cédulas históricas do Brasil e de todas as nações amigas que hoje possuem cadetes cursando a AMAN. Ainda no dia 19 foi inaugurado o Museu da Comunicação, com itens que contam a história da evolução tecnológica pela qual tem passado a Academia ao longo dos anos. Todas as exposições abertas nesta semana podem ser visitadas gratuitamente e farão parte do roteiro de visitas guiadas à AMAN, que acontecem de segunda a sexta–feira, das 8h às 18h.