Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Corpo de Cadetes > Instrutoras das futuras Cadetes realizam atividade na montanha

Notícias

Instrutoras das futuras Cadetes realizam atividade na montanha

publicado: 08/06/2017 09h31 última modificação: 08/06/2017 10h25

Mulheres para frente e para o alto!

     

       O Projeto de Inserção do Sexo Feminino na Linha de Ensino Militar Bélico (PISFLEMB) alcançou um grande objetivo na última semana: as pioneiras instrutoras das futuras Cadetes conquistaram a montanha.

        Juntamente com os Cadetes do Curso Básico, as instrutoras realizaram uma série de atividades de instrução especializada em ambiente de montanha, na região das Agulhas Negras no Parque Nacional do Itatiaia. O objetivo foi analisar a execução de oficinas e rotas pelo sexo feminino e avaliar a necessidade de possíveis adaptações para o ano de 2018

        Nas palavras da 1º Ten QCO Josimara, adjunto da 3ª Cia do C Bas, além de agregar conhecimentos para a formação da futura oficial combatente, a experiência na montanha foi uma prática de superação: “Pudemos experimentar os desafios de realizar um exercício de grande intensidade, enfrentando o clima extremo da montanha e todas as dificuldades dessa aclimatação. O que pudemos verificar é que as mulheres precisam atentar-se principalmente para o treinamento dos membros superiores, braços e ombros, que são os mais exigidos para a execução das rotas”.

        Ao longo de todo o ano as instrutoras realizarão uma série de ações com o mesmo objetivo: acompanhar e, possivelmente, adaptar as atividades hoje desenvolvidas pelos Cadetes da AMAN para as mulheres que iniciarão sua formação na Academia do próximo ano.