Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Corpo de Cadetes > Seção de Equitação realiza Prova Melhor Cavaleiro

Notícias

Seção de Equitação realiza Prova Melhor Cavaleiro

publicado: 30/10/2017 14h36 última modificação: 30/10/2017 14h37

Tradição e modernidade lado a lado na AMAN. No período de 9 a 14 de outubro, a Seção de Equitação realizou as Taças Alcides de Azevedo e Tenente-Coronel Muniz de Aragão, que sagraram os Cadetes que possuem as melhores aptidões sobre o cavalo. Em provas de agilidade, velocidade, coragem e liderança, os concorrentes foram desafiados a demonstrarem suas habilidades.

A Taça Alcides de Azevedo foi disputada em quatro dias, durante os quais 16 competidores realizaram percursos de obstáculos, patrocinados pelos diversos regimentos de Cavalaria do Exército – Regimento Dragões da Independência; Regimento Osório; Regimento Andrade Neves e Seção de Equitação da AMAN. Ao final, aquele que cometeu o menor número de faltas é o campeão da prova. O melhor da competição foi o Cadete de Cavalaria Contieri.

Já a Taça Tenente-Coronel Muniz de Aragão também é conhecida como Prova Melhor Cavaleiro – nela os melhores cavaleiros de cada chave da Taça Alcides de Azevedo disputam uma prova de rodízio de cavalos com quatro percursos diferentes. Aquele que realizar menos faltas é o grande campeão da prova e o melhor cavaleiro da turma. Venceu o Cadete de Cavalaria Éder, agraciado com um troféu, um material completo de equitação e um cavalo.

O antigo Comandante do Exército, Gen Ex Enzo esteve presente na competição, acompanhado do Comandante da AMAN, Gen Bda Costa Neves, além de outras autoridades civis e militares.

 

A Equitação Militar

 

A Missão da Seção de Equitação da AMAN é ministrar instruções aos cadetes dos diversos anos de formação, visando o desenvolvimento do conteúdo atitudinal por meio da prática eqüestre. A equitação desenvolve atitudes e valores tais como: dedicação, iniciativa, decisão, equilíbrio emocional e coragem, que são indispensáveis à formação do futuro oficial do Exército Brasileiro. A equitação militar é, pois, um exercício de liderança por meio do qual os futuros comandantes do Exército Brasileiro são preparados para resolver os problemas militares que lhes serão apresentados durante sua vida.