Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Corpo de Cadetes > Seção de Instrução Especial (SIEsp) da AMAN Comemora 50 anos

Notícias

Seção de Instrução Especial (SIEsp) da AMAN Comemora 50 anos

publicado: 30/10/2017 13h41 última modificação: 30/10/2017 14h01

   Na semana de 23 à 27 de outubro, a Seção de Instrução Especial (SIEsp) da Academia Militar das Agulhas Negras comemorou o 50° aniversário de criação. Diversas atividades fizeram parte das comemorações.

    No dia 24 de outubro, foi realizado o PENTATLO SACI – competição nível GC entre as equipes das organizações militares que apóiam a SIEsp. Estiveram presentes, organizações militares da Brigada de Infantaria Paraquedista, da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) e da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, sagrando-se campeã a equipe do 25° Batalhão de Infantaria Paraquedista. As equipes dos cursos do Corpo de Cadetes disputaram em outra categoria, onde o Curso de Engenharia sagrou-se campeão.

   O dia 25 de outubro, iniciou-se com a formatura alusiva aos 50 anos da SIEsp, onde os antigos instrutores-chefes, instrutores e monitores receberam do Comandanteda AMAN, General de Brigada Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, a moeda comemorativa do evento. Na ocasião, foram entregues também, o “Diploma de Amigo da SIEsp", que tem por objetivo homenagear personalidades e instituições civis que, por suas ações, cooperam para o desenvolvimento das atividades desta Seção. Após a formatura, os antigos instrutores e monitores assistiram ao Salto Operacional e exposição de material e armamento realizada pelo Comando de Operações Especiais. Em seguida, na Seção de Instrução Especial, foram realizadas as seguintes atividades: Obliteração do selo de 50 anos pelos integrantes dos Correios do Brasil, lançamento e entrega aos antigos integrantes do livro de imagens do cinqüentenário da SIEsp e homenagens a familiares de antigos integrantes já falecidos. Na oportunidade, foi transmitido um vídeo do Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, parabenizando a SIEsp. Ao término, foi realizado um almoço de confraternização no Clube dos Subtenentes e sargentos das Agulhas Negras.

   Estiveram presentes nas comemorações do dia 25 de outubro, 55 antigos instrutores-chefes, instrutores e monitores, destacando-se as seguintes autoridades: General de Exército R/1 Roberto Jugurtha Camara Senna, General de Exército R/1 Rui Monarca da Silveira, General de Divisão R/1 Hélio Chagas de Macedo Júnior, General de Brigada R/1 José Siqueira Silva (1° Instrutor-chefe), General de Brigada R/1 João Henrique Carvalho de Freitas, General de Brigada Sérgio Schwingel e General de Brigada Mário Fernandes.

   Todos os eventos fora marcados com muita emoção, boas lembranças e congraçamento entre os diversos instrutores e monitores que outrora passaram por esta Seção, mesmo estando em outras Unidades do Exército Brasileiro, sempre mantiveram o amor e respeito pela SEsp, que tem como lema a frase, “Só admitimos os fortes!”