Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Divisão de Ensino > Equipe da AMAN vence Olimpíada de História Militar e Aeronáutica

Notícias

Equipe da AMAN vence Olimpíada de História Militar e Aeronáutica

publicado: 16/08/2017 09h37 última modificação: 22/08/2017 07h50

             A Escola Naval (EN), a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e a Academia da Força Aérea (AFA) disputaram, nos dias 9 e 10 de agosto, a Olimpíada de História Militar e Aeronáutica. A 4ª edição da competição ocorreu na AFA, em Pirassununga-SP, e contou com 10 equipes, sendo 2 da Escola Naval, 2 da AMAN e 6 da Força Aérea.

              Realizada em 4 fases, a competição iniciou-se com uma avaliação individual, composta por 60 questões de múltipla escolha. Na segunda fase, 6 equipes participaram de um quiz interativo de 24 questões. As 3 equipes classificadas para a próxima fase receberam a missão de realizar uma apresentação sobre o Patrono de sua Força, sob o ponto de vista histórico. Na manhã seguinte, 9 professores doutores em história avaliaram as apresentações sobre Duque de Caxias, Brigadeiro Rui Moreira Lima e o Almirante Saldanha da Gama, momento no qual a equipe das Agulhas Negras destacou-se, abrindo uma vantagem de 80 pontos sobre o segundo colocado. Na quarta e última fase um quiz de 12 perguntas selou o sucesso da equipe da AMAN que venceu a competição na última rodada.

                Os Cadetes vencedores, Carlos Eduardo, do 4º ano do Curso de Comunicações, Debiasi, do 3º ano do Curso de Material Bélico, Valério, do 2º ano do Curso de Cavalaria e De Assis, da 3ª Cia do Curso Básico, chamaram a atenção da equipe de professores da AMAN que os acompanharam pelo conhecimento e a forma entusiasmada de conduzir a apresentação sobre Duque de Caxias, demonstrando o valor do Cadete “DE CAXIAS”, ao admirar e cultuar a figura do Pacificador.

             Mais do que o bom desempenho Acadêmico, essa vitória demonstra a grande importância dispensada pela AMAN ao ensino da História Militar, de forma a passar para o futuro oficial a importância de conhecer o passado para entender o presente e bem construir o futuro.