Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Divisão de Ensino > Workshop de Metodologias Ativas da Aprendizagem

Notícias

Workshop de Metodologias Ativas da Aprendizagem

publicado: 05/07/2017 08h53 última modificação: 05/07/2017 08h53

INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS A SERVIÇO DO ENSINO.

                Para a superação dos desafios impostos pela vida, todos se valem de suas habilidades, conhecimentos, atitudes, experiências e valores. São recursos pessoais acumulados ao longo da vida, que cada um guarda e usa com sabedoria, se quiser ser exitoso. A Academia Militar das Agulhas Negras segue essa mesma lógica para realizar a formação dos Oficiais da Linha Bélica do Exército Brasileiro.

                   No mundo contemporâneo, com a formação de novas mentalidades influenciadas pela tecnologia, pelas inovações e pelas inéditas formas de relacionamento social é imperativo que haja inovação nos processos fundamentais de aprendizagem. Assim, a Academia vem trabalhando na criação de novos métodos de construção e apropriação do conhecimento, de aperfeiçoamento da memória e da atenção, sustentando-se nos avanços apontados pelos estudos e pesquisas em neurociência.

                     O Workshop de Metodologias Ativas da Aprendizagem, realizado no período de 28 a 30 de junho, permitiu aos professores e instrutores utilizarem técnicas de ensino consagradas (Phillips 6x6, a prática da tempestade de ideias, grupos de oposição) associadas a abordagens metodológicas da atualidade, como a aprendizagem por problemas, a aprendizagem por pares, a sala de aula invertida e o mapa conceitual, tudo isso fomentando o uso de aplicativos para smartphone/tablet, que potencializam e tornam atrativos os benefícios dessas técnicas.

                    Durante o evento, houve a capacitação dos docentes no uso de estratégias, métodos e ferramentas ativas na aprendizagem. Elas conferem ao processo ensino-aprendizagem um viés que aprimora as capacidades individuais e coletivas e desenvolve o pensamento crítico, com vistas a preparar o oficial para os desafios que a Força enfrenta hoje e se deparará no futuro.

                   Dessa forma, o Workshop de Metodologias Ativas da Aprendizagem foi uma das iniciativas da AMAN no compromisso de entregar ao Exército Brasileiro oficias capazes de atender às demandas do presente Século, forjados nos mais caros valores e tradições que balizam o caráter e a capacidade do profissional militar.