Você está aqui: Página Inicial > Relações Públicas > Jornadas Culturais da Mulher AMAN

Jornadas Culturais da Mulher AMAN

por e5 publicado 14/06/2017 16h07, última modificação 16/08/2017 09h46

           A mulher tem um papel fundamental na composição da família verde-oliva, sejam elas militares, esposas, filhas e companheiras. Por isso, a AMAN promove, mensalmente, ciclos de palestras e visitas institucionais que enriquecem culturalmente as mulheres integrantes da família militar.

 Calendário - Próximas Jornadas

Setembro: data a definir

Outubro: data a definir

Novembro: data a definir

 

2ª Jornada Cultural da Mulher 

                    A 2ª Jornada Cultural da Mulher AMAN 2017 foi marcada por momentos de muita cultura e história. Com um grupo de 30 mulheres realizamos uma visita à Fazenda Florença, na cidade de Conservatória, onde pudemos reviver momentos da história da nossa região.

                    A atual sede do casarão  da fazenda foi erguida em 1852 e nela destaca-se um imponente alpendre, de influência italiana, encimado por um frontão que é sustentado por colunas de madeira trabalhada. A construção foi feita em base de pedra e piso de peroba do campo e possui detalhes no estilo neoclássico. A Fazenda foi fundada pelo clã dos Teixeira Leite que foram atraídos para o Vale do Paraíba pela riqueza do café no século XIX. No interior do casarão encontramos objetos originais daquela época como: bengalas, cartolas, porcelanas entre outros objetos que nos levam a uma viagem ao passado.

                      Ao chegamos fomos recebidos com um Chá Colonial e logo após deu-se início a nossa viagem no tempo.

                      Durante a visita foi possível fazer uma viagem ao passado e conhecer várias peças originais como cristais, louças, móveis, espada da guarda real de de D.Pedro I e D. Pedro II e também um livro que continha uma coletânea de cardápios de jantares que foram colecionados pela  Dona Teresa Cristina esposa de D. Pedro II. Ao final fomos servidos de um delicioso almoço típico do Século XIX.

  2 jornada da mulher 3

2 jornada da mulher 1

2 jornada da mulher 2

1ª Jornada Cultural da Mulher AMAN 2017

                    Momentos de cultura e muita descontração marcaram a 1ª Jornada Cultural da Mulher da AMAN em 2017. Após serem recebidas no Centro de Visitantes da Academia, as participantes da Jornada foram convidadas para uma palestra com o comandante da AMAN no teatro General Leônidas.

                Depois de conheceram melhor a rotina e a formação do cadete as mulheres dirigiram-se para a Biblioteca Marechal José Pessoa – o Museu Acadêmico e conheceram um pouco melhor as principal obras do seu acervo, entre elas: a pintura “A Volta dos Expedicionários”, de Manoel Madruga, o busto de Maria Quitéria, confeccionado pelo Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro, o espaço dedicado ao Duque de Caxias e seu retrato, o espaço Marechal José Pessoa, e o quadro “A Proclamação da República”, de Henrique Bernardelli.

                     A visita interativa ao Museu Acadêmico contou ainda com o apoio da Banda da AMAN, que com seus instrumentos e coral, ilustrou ainda melhor os momentos históricos percorridos pelas obras apresentadas.

jornada mulher

JCM2

JCM1

JCM4

JCM5

JCM6

JCM8

JCM9