Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Operação Sangue Novo desafia os calouros de Infantaria
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Operação Sangue Novo desafia os calouros de Infantaria

  • Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 17h18
  • Última atualização em Sexta, 13 de Abril de 2018, 17h18

                 O Curso de Infantaria da AMAN realizou a primeira "prova de fogo" para os Cadetes que ingressaram na Arma este ano. A Operação Sangue Novo, realizada de 2 a 6 de abril, no Campo de Instrução da AMAN e adjacências, possibilitou que os Cadetes experimentassem condições climáticas adversas associadas a variações do terreno. Circunstâncias que exigiram rusticidade, liderança, espírito de corpo e persistência.

                Após a formação do combatente individual realizada pelo Curso Básico, o Cadete de Infantaria, do 2º ano, foi inserido nas operações com características da Arma. O exercício, executado em ritmo de operações continuadas, exigiu a condução de todo o material de dotação orgânica do Pelotão de Fuzileiros. Os Cadetes cumpriram missões de patrulha de combate e de reconhecimento, aprofundaram o conhecimento das normas de comando desse tipo de atividade, tanto nos níveis Grupo de Combate quanto Pelotão. Tiveram contato com a evolução da formação do combatente de Infantaria, com o apoio prestado pelos Cadetes do 3º e 4º Anos no comando de frações.

                As atividades em campo foram realizadas sempre em total segurança, com apoio de equipe médica e com a presença de um Oficial de Prevenção de Acidentes na Instrução permanentemente, visando a manutenção da integridade física de todos os envolvidos – instruendos e instrutores.

                A Operação Sangue Novo fez despertar nos cadetes o significado concreto do estoicismo, da tenacidade e da obstinação como valores essenciais do infante, herdados de seu Patrono, Sampaio, constituindo assim, o primeiro passo no caminho daqueles que, por espontânea vocação, optaram pela arma do combate aproximado.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página