Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Fé e religiosidade nas comemorações da Páscoa dos Militares
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Fé e religiosidade nas comemorações da Páscoa dos Militares

  • Publicado: Quinta, 31 de Mai de 2018, 16h47
  • Última atualização em Quinta, 31 de Mai de 2018, 20h38

 

                No dia 31 de maio, a AMAN realizou a celebração ecumênica da Páscoa dos Militares. O evento, já tradicional no calendário Acadêmico, contou com cerimônias religiosas católica, evangélica e espírita.

                A liturgia católica foi iniciada na quarta-feira dia 30, com a recepção da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, trazida pelos cadetes integrantes da União Católica dos Militares, diretamente do Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo. A noite foi realizada missa na Capelania Militar e os militares permaneceram em vigília. Na quinta-feira, dia 31, a missa aconteceu no Pátio Tenente Moura, celebrada pelo Arcebispo da Arquidiocese Militar do Brasil Dom Fernando José Monteiro Guimarães, após houve a procissão sobre os tapetes de Corpus Christi, confeccionados com serragem e sal coloridos, até o Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes, onde foi proferida a bênção final.

                Em sua pregação, o Arcebispo Militar do Brasil relembrou a importância do fortalecimento espiritual do militar e dirigiu-se especialmente aos Cadetes da Academia. “A comunhão é o pão dos fortes e o alimento dos fracos. Cadetes, todas as vezes que se sentirem fracos, não resistam em buscar em Deus a força que precisam”, disse. Além disso, ressaltou a importância do caráter ecumênico da celebração. “Todos nós: católicos, evangélicos e espíritas nos unimos na crença da verdade contida nas Sagradas Escrituras”, ressaltou.

               O culto evangélico foi celebrado pelo Pastor José Laurindo Filho, da Primeira Igreja Batista de Niterói, no Teatro General Leônidas. Já a reunião espírita foi presidida pelo Coronel Carvalho, Presidente da Cruzada dos Militares Espíritas, e realizou-se na Biblioteca da AMAN.

               No Culto Evangélico, o Pastor Laurindo apresentou Jesus Cristo como o Cordeiro Pascoal, que nos protege em todos os momentos da vida, nos encorajando a prosseguir confiantes e vitoriosamente em Cristo. Além da pregação e dos louvores, o Culto realizado pela Associação dos Cadetes Evangélicos (ACE) contou com a participação do Coral e do Grupo de Sinos da Primeira Igreja Batista, que também distribuiu Bíblias a todos os presentes.

               Durante a reunião espírita, o Coronel Carvalho ressaltou a importância da incessante busca pelo crescimento e evolução espiritual do homem, de forma que possa contribuir com o bem da sociedade como um todo.

                Mais uma vez a Páscoa Acadêmica recebeu a família militar e os demais cidadãos resendenses, que compareceram em peso. A comunhão espiritual entre civis e militares, em muito enriqueceu a celebração e fez lembrar que todos caminham juntos para o crescimento e fortalecimento do Brasil.

 

História

            A Páscoa dos Militares é a celebração da Páscoa pelos militares brasileiros. Ela é comemorada fora de época, por concessão da Igreja, já que, à época da Guerra do Paraguai, no período da Páscoa, os militares brasileiros estavam envolvidos no conflito e não puderam participar desta festividade religiosa. Participam deste evento os segmentos católico, espírita e evangélico (cada um com uma cerimônia diferente), já que esta festividade tem por objetivo estimular o espírito de religiosidade e reafirmar os valores cristãos dos militares.

Para conciliar o calendário com as escalas de serviço das Forças Armadas, convencionou-se que a Páscoa dos Militares seria no período diferente do tradicional. As celebrações acontecem em datas determinadas em cada região, de acordo com o Ordinariado Militar do Brasil, com sede na capital federal.

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página