Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cadetes do Curso Básico concluem o primeiro Estágio da SIEsp
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cadetes do Curso Básico concluem o primeiro Estágio da SIEsp

  • Publicado: Quinta, 31 de Mai de 2018, 16h19
  • Última atualização em Quinta, 31 de Mai de 2018, 16h19

 “Se a guerra escolher como palco
As montanhas do nosso Brasil
Levarei minha fé, minha força
Junto a mim estará meu fuzil.

À altitude e ao ar rarefeito
Adaptado tornei-me assim...
Hoje sinto que sou parte delas
E que elas são parte mim.

O meu grito de guerra é Montanha
Montanha responde o rochedo
Vencerei o inimigo com garra
Sou guerreiro que luta sem medo...”

 

                Não à toa tais versos foram cantados com imensa vibração pelos Cadetes do Curso Básico, ao adentrarem, na última sexta-feira, 25 de maio, o Pátio Tenente Moura, no retorno do segundo turno do Estágio Básico do Combatente de Montanha.

                O grande desafio do Cadete do primeiro ano da AMAN não é somente passar com louvor pelos cinco dias de exercícios no terreno, mas superar as adversidades da montanha: o frio intenso (que chegou aos 8°C negativos), o forte vento, aprender as técnicas de escalada e vencer as rotas a serem transpostas. Após quatro dias de muitas  atividades, dentre as quais destacam-se:  Técnicas de Escalada e Transposição de Vias Equipadas, Tracionamento de Cordas, Equipamentos de Montanha, Nós e Amarrações e Lançamento de Rapel, os Cadetes conquistaram as Prateleiras e o Pico das Agulhas Negras, momento de extrema vibração e muito significativo para todos. Neste momento, a coragem, a autoconfiança e a rusticidade desenvolvidas ao longo dos dias, somaram-se à impressionante paisagem da Serra da Mantiqueira. Destaca-se no Estágio Básico do Combatente de Montanha de 2018 a participação das primeiras Cadetes da linha de ensino militar bélico. O desempenho de homens e mulheres foi avaliado sob os mesmos parâmetros e não foram observadas diferenças significativas, segundo a equipe de instrução. De acordo com o Tenente-Coronel Schmitz, Instrutor-Chefe da SIEsp (Seção de Instrução Especial), esse resultado demonstra como o período de preparação da AMAN foi importante. “O trabalho realizado pelo Curso Básico, seguindo as orientações do PISFLEMB (Projeto Inserção do Sexo Feminino na Linha de Ensino Militar Bélico), foi muito bem conduzido, em todos os aspectos, desde a preparação dos materiais, até as avaliações. O estágio foi um grande desafio para todos, mas foi superado com louvor pelos Cadetes”, completou. A expectativa é que o percentual de brevetações seja equivalente para ambos sexos, cerca de 60%. Participaram do estágio também Cadetes da Academia Militar de West Point (EUA), da Escola Naval e da Academia da Força Aérea.

                Ainda existem muitos outros desafios a serem vivenciados pelos Cadetes do Curso Básico da AMAN. Porém, munidos dos valores que têm absorvido dia após dia na Academia, certamente superarão todos.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página