Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Artilharia da AMAN revitaliza canhão Krupp 1942
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso de Artilharia da AMAN revitaliza canhão Krupp 1942

  • Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 18h44
  • Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 18h44

             O Curso de Artilharia, em 1951, recebeu um Canhão Krupp 150 Modelo 1942 de origem alemã, aprisionado durante a guerra e trazido pela FEB dos campos da Itália. A peça de Artilharia em questão integrava a tropa alemã no “Afrika Korps”, comandado pelo então General Erwin Von Rommel, inicialmente no Norte da África. Transportada pelo Exército Alemão para Itália, viria a ser capturada pela FEB durante o cerco e aprisionamento da 149ª Divisão Panzer, unidade blindada da artilharia alemã.

              Em 1949, o então Tenente Fernando Luiz Vieira Ferreira, instrutor do Curso de Artilharia da Escola Militar de Resende, foi o responsável pela missão de trazer o obuseiro do antigo Depósito Central de Material Bélico, no Rio de Janeiro.

              Este ano, para as comemorações da Semana da Artilharia e para manter viva a história da Arma, o Curso de Artilharia/AMAN revitalizou a pintura do Canhão Krupp, que desde de 1951 ornamenta o Parque do Curso de Artilharia, em posição de destaque. O reestabelecimento da pintura original foi possível após contado estabelecido entre o Curso de Artilharia e militares do Exército Alemão, os quais enviaram documentos informando as cores originais da peça (RAL 8020 Sandbraun e RAL 7021 Dunkelgrau).

              Com esta revitalização espera-se que os Cadetes sempre se lembrem da história da Força Expedicionária e sua heroica campanha em terras italianas e, com isso, valorizem a luta pela liberdade e democracia sempre infringida pelos soldados brasileiros.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página