Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Engenharia da AMAN investe em PCI’s para ampliação do conhecimento
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso de Engenharia da AMAN investe em PCI’s para ampliação do conhecimento

  • Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2018, 19h01
  • Última atualização em Segunda, 18 de Junho de 2018, 18h34

                Os Cadetes do 3º e 4º anos do Curso de Engenharia da Academia Militar das Agulhas Negras realizaram uma série de visitas a organizações militares por meio dos Pedidos de Cooperação de Instrução.

                Os Cadetes do 3º ano visitaram unidades de Engenharia no Comando Militar do Sul e tiveram a oportunidade de conhecer meios empregados pela Arma que não teriam contato na Academia. Entre eles destacam-se a Logistic Support Bridge (LSB), moderna ponte de fabricação britânica que possibilita ao Exército Brasileiro atuar em situações de colapso de pontes que causem obstrução de importantes vias em caráter emergencial; equipagem M4T6, originária dos Estados Unidos da América é altamente versátil e permite a sua montagem biapoiada, fixa sobre cavaletes, sobre suportes flutuantes e ainda sua operação como módulos de portada; Ponte Bailey Uniflote, equipagem altamente robusta e prática que venceu a prova do tempo mostrando-se eficaz para aquilo que se propõe. Os Cadetes ainda tiveram contato com a força de trabalho imponente do 1° Batalhão Ferroviário, localizado em Lages-SC, que tem suas origens no antigo Batalhão de Engenheiros.

                Já os Cadetes do 4º ano visitaram o 2° Batalhão Ferroviário (2° BFv), Batalhão Visconde de Mauá, em Araguari-MG. Na oportunidade os Cadetes visitaram ainda o Centro de Instrução de Engenharia e conheceram os cursos e estágios lá desenvolvidos; participaram de palestras e instruções relacionadas à atividade de construção como ferrovias, drenagem, pavimentação asfáltica, gerenciamento de frota e manutenção de equipamentos de engenharia. Visitaram uma das obras do Batalhão locada na cidade de Araguari realizada em convênio com a prefeitura municipal.  Esta visita foi fundamental, pois veio a consolidar todos os conhecimentos imanentes à matéria de construção, ministrada nos bancos escolares da Academia, propiciando a visualização prática da operacionalização da teoria, consubstanciando e robustecendo toda a profusão de instruções ministradas ao longo dos 3 anos na Arma de Engenharia.

              Tais investimentos realizados pelo Curso de Engenharia na formação dos seus Cadetes, sedimenta a educação recebida por eles na AMAN. Além disso, propicia ao futuro oficial conhecer de perto a realidade das conquistas e dos desafios vivenciados pela tropa e preparar-se para dar a sua contribuição para o crescimento nacional.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página