Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cadetes exercitam a liderança durante Operação Ofensiva
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cadetes exercitam a liderança durante Operação Ofensiva

  • Publicado: Sexta, 22 de Junho de 2018, 19h30
  • Última atualização em Segunda, 25 de Junho de 2018, 16h38

                Um dos exercícios simulados mais importantes do ano acadêmico, a Operação Ofensiva foi realizada na AMAN entre os dias 18 e 21 de junho. Envolvendo os Cadetes do 2º ao 4º anos de todas as Armas, Quadro e Serviço, a atividade é uma excelente oportunidade de proporcionar aos futuros oficiais a possibilidade de realizarem uma operação regular ofensiva de acordo com a doutrina do Exército Brasileiro em vigor, além de exercerem funções de comando e praticarem a liderança à frente de pequenas frações.

                Armas base, a Cavalaria e a Infantaria realizaram ações de reconhecimento e ataque à localidade. A ação dos infantes da AMAN foi apoiada pelas aeronaves do 1º Batalhão de Aviação do Exército e do Centro de Adestramento – Leste (CA-Leste) que realizou a avaliação das frações com o Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático (DSET). Já a Cavalaria recebeu o apoio do 1º Regimento de Cavalaria de Combate e do 29º Batalhão de Infantaria Blindado, na composição de Força Tarefa Blindada valor Subunidade, dotadas das modernas viaturas blindadas de combate Leopard 1A5 e das viaturas blindadas de transporte de pessoal M113. Durante a execução das tarefas, os Cadetes externaram em todos os momentos a capacidade de coordenação e controle, iniciativa, arrojo, direção e combatividade, todos atributos intrínsecos ao oficial combatente.

                A Artilharia, por meio do 51º GAC, Grupo Escolar do Curso, realizou o apoio de fogo contínuo e cerrado no transcurso de uma Marcha para o Combate e, posteriormente, no Ataque Coordenado. Foram realizados Reconhecimento, Escolha e Ocupação de Posição com tempo suficiente e restrito, com entradas em posição no interior das Regiões de Procura de Posição levantadas ou mesmo desde o eixo de progressão. A Linha de Fogo composta pelos Cadetes do 4º Ano, foi mobiliada por quatro peças de Obuseiro L -118 Light Gun. O 11º e o 31º Grupamentos de Artilharia de Campanha apoiaram o exercício com viaturas e motoristas, de modo a conferir agilidade e mobilidade às ações.

               Os cursos de Intendência e Material Bélico compuseram a Base Logística de Brigada. Os cadetes tiveram a oportunidade de realizar TAI em comboios, tiro embarcado diurno e noturno, tiro das armas coletivas, tiro técnico, gerenciamento do fluxo logístico, entre outras instruções.  Além disso, o 3º ano de Material Bélico teve a oportunidade única de travar contato com um equipamento extremamente nobre utilizado pelo Exército Brasileiro, o Leopard Bergepanzer, viatura socorro. O blindado veio do 5º Batalhão Logístico, de Curitiba/PR, para apoiar as instruções e manobras da Operação Ofensiva.

               O civismo e o patriotismo foram amplamente cultuados ao longo da Operação Ofensiva. Uma ação cívico-social foi realizada pelo Curso de Comunicações junto às crianças da Escola Municipal Santa Maria, localizada na antiga sede da Fazenda Santa Maria, no Campo de Instrução da AMAN. Foram realizados o hasteamento e o culto ao Pavilhão Nacional pelos Cadetes, que exemplificaram aos alunos a importância de conhecer e respeitar os símbolos nacionais. Segundo a professora Geórgia Torres, responsável pela escola, o civismo é uma atitude que se aprende, se desenvolve, e faz parte do ato de educar. “A escola vê a participação em atividades desta natureza como preparo para o exercício da cidadania, e é também uma forma de resgatar os valores cívicos e fazer com que os alunos se tornem cidadãos conscientes do seu papel na sociedade e ganhe amor pela sua pátria”, ressaltou.

              Liderança, combate moderno e operacionalidade foram os grandes aspectos deste exercício, que permitiu aos Cadetes verificarem uma face do que os esperara nas unidades militares às quais pertencerão.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página