Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Robôs tEDOor e Telemax
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Robôs tEDOor e Telemax

  • Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 16h52
  • Última atualização em Quarta, 14 de Novembro de 2018, 16h52

Em um dos problemas militares simulados, trabalhados ao longo da Manobra Escolar, foi recebida uma denúncia da presença de um artefato explosivo em frente ao prédio de uma prefeitura. A fim de elucidar o militar em formação sobre os procedimentos em situações desta natureza, foram acionados os robôs tEODor e Telemax, ambos da marca Telerob (empresa alemã) e pertencentes ao 2º Batalhão de Engenharia de Combate, de Pindamonhangaba-SP.

Robôs foram criados com o propósito de serem utilizados em operações de Desativação de Artefatos Explosivos. Foram adquiridos pelo Exército Brasileiro, para o Núcleo da Diretoria de Material de Engenharia e representa um avanço significativo no manuseio de explosivos. O objetivo é que o robô estabeleça o primeiro contato com o artefato explosivo, realizando a neutralização do material sem pôr em risco a integridade física do homem.

Ambos são operados por rádio frequência com alcance de utilização de 1km. A utilização de meios remotos na desativação de artefatos explosivos tem como principal finalidade a de diminuir a exposição humana a risco de uma detonação. Os robôs já atuaram em grandes eventos, entre eles as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

registrado em:
Fim do conteúdo da página