Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

SIMBAT da AMAN

  • Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2018, 17h02
  • Última atualização em Terça, 11 de Dezembro de 2018, 17h03

Seguindo as diretrizes educacionais do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), e com o apoio do Comando de Operações Terrestres (COTer), a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) inaugurou, em 28 de novembro de 2018,  o Simulador de Batalha (SIMBAT), que juntamente com o Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF), já em operação desde 2016, configuraram a Seção de Simulação da Academia Militar das Agulhas Negras, Seção de Simulação General Paiva.

O SIMBAT é um ambiente dedicado a operação do software de simulação Virtual Battle Space 3 (VBS 3), da empresa Bohemia Interactive, utilizado para simulação virtual da atuação das diversas funções de combate atuando no campo de batalha e referência em simulação militar em diversos países do mundo, notadamente no contexto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

O simulador é composto por uma infraestrutura física para planejamento, emissão de ordens e análise pós-ação, duas salas de simulação e material de tecnologia da informação (TI) especializado e adequado para emprego do software. As licenças foram obtidas pelo Comando de Operações Terrestres (COTer) em licitação internacional, sendo 40 delas destinadas à AMAN.

Essa nova ferramenta tecnológica será muito importante para manter a formação dos futuros líderes da Força Terrestre no mais alto nível e em consonância com as mais modernas técnicas educacionais, permitindo maior economia, segurança e eficiência no ensino de diversas competências requeridas para a formação eficiente de comandantes de fração até o nível Subunidade.

A cerimônia de inauguração dessa importante ferramenta foi presidida pelo Comandante da AMAN, General de Divisão Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves e conduzida pelo Instrutor Chefe da Seção de Simulação, Maj Art Jefferson Jesus Cavalcanti Silva Mendes, contando, ainda, com a participação de diversos militares da AMAN, notadamente do Corpo de Cadetes.

Foram realizadas uma cerimônia militar, durante a qual o Gen Costa Neves ressaltou os avanços educacionais da AMAN e a importância da simulação de combate para o futuro da Força Terrestre. Posteriormente, foram realizados o corte simbólico da faixa de inauguração e o descerramento da placa alusiva à data. Por fim, ocorreu uma breve explanação acerca do novo simulador e uma demonstração na qual cadetes do 3º ano dos Cursos de Infantaria, Cavalaria e Engenharia já empregaram o novo software de simulação.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página