Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AMAN parabeniza o QCO
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

AMAN parabeniza o QCO

  • Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2020, 17h37
  • Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 17h45

O Exército Brasileiro (EB) beneficia-se com maestria dos bons profissionais que atuam em prol da Pátria.

Uma das oportunidades desses cidadãos fazerem parte da Força é pela Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), responsável pelo Quadro Complementar de Oficiais (QFO/QC) e pelo Curso de Formação de Capelães Militares (CF/CM).

Na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) uma homenagem é prestada aos 34 militares QCO atuantes na instituição (sendo: 09 Tenentes-coronéis, 14 Majores e 12 Capitães), neste dia 02 de outubro de 2020, quando o quadro completa 31 anos de criação.

Criada em 1989, inicialmente com a denominação de Escola de Administração do Exército (EsAEx), em Salvador (BA), a EsFCEx é composta por oficiais com curso superior, os quais são muito demandados nas missões realizadas pelo EB.

Desde que passou a aceitar esses profissionais, houve significativa otimização das atividades no Exército. “Cumprimento aos militares que integram o QCO. O contexto de guerra moderna trouxe consigo a necessidade dessa especialização, por isso, torna-se de extrema importância a presença desses oficiais no Exército”, afirma o Comandante da AMAN, Gen Pimentel.

No caso da AMAN, eles atuam em diferentes áreas, dentre elas, administrativa, jurídica, veterinária e ensino. Trata-se de profissionais de ambos os sexos que se qualificaram no mundo civil e hoje servem à AMAN tendo o devido reconhecimento.

A Cap Izabela Mendes integra a Assessoria Jurídica da AMAN. Ela passou no concurso em 2005. De lá para cá, esteve na AMAN de 2006 a 2013. Em seguida, passou pela Diretoria de Saúde, em Brasília (DF), e pela 11ª Brigada de Infantaria Leve, em Campinas (SP). De volta à AMAN, em 2020, ela revela que alia a experiência que tem em relação às atividades do Exército ao conhecimento técnico inerente à carreira que escolheu. “Busco a inovação nos aspectos intelectual e afetivo. Com o conhecimento adquirido ao longo dos anos e a vivência obtida nas ações em que estive em outras Organizações Militares, isso se torna possível”, afirma.

HISTÓRICO

O patrono do Quadro Complementar de Oficiais é Maria Quitéria.

Com duração de nove meses, o Curso de Formação Complementar do Exército tem duas fases, sendo a instrução militar básica e a instrução específica, esta última focada na área em que o tenente é graduado.

Em 1992, houve a inclusão do sexo feminino no quadro.

Em 2011, além dos oficiais QCO, passou a selecionar também oficiais farmacêuticos e dentistas do Serviço de Saúde do Exército.

A carreira se inicia no posto de 1º Tenente e possibilita a ascensão até o posto de Coronel.

Em mais de 30 anos de existência, a EsFCEx já formou mais de dois mil oficiais em 31 diferentes especialidades, sendo aproximadamente 100 oficiais todos os anos.

Fazemos parte da atividade-meio dessa grande engrenagem do Exército. Tenho extremo orgulho em dizer que sou QCO”, finaliza Cap Izabela Lemes.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página