Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estágio na formação do cadete
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estágio na formação do cadete

  • Publicado: Terça, 06 de Outubro de 2020, 18h12
  • Última atualização em Terça, 06 de Outubro de 2020, 18h28

No dicionário, o significado de estágio é: aperfeiçoamento, aprendizado, treinamento e preparação.

Todos esses conceitos têm sido amplamente experimentados pelos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Ao longo da formação em Ciências Militares, eles passam por diversas etapas, as quais contam com o aprendizado acadêmico e técnico-profissional.

Mas é no 4º ano que eles experimentam, no estágio, o quão abrangente é a carreira de oficial combatente de carreira.

Dentre as inúmeras opções, estão os cursos mais práticos como, por exemplo, montanha, selva, paraquedista, entre outros.

Dentro do contexto de disciplinas eletivas, eles têm a oportunidade de vivenciar experiências enriquecedoras para o futuro na vida militar.

Em 02 de outubro, foi finalizado o Estágio Setorial de Comando e Controle para 13 cadetes do curso de Comunicações. A formação, com início em 24 de setembro, possibilitou a visita à Escola de Comunicações (EsCom), em Brasília (DF), e a capacitação dos futuros oficiais da arma do comando para ocupar cargos e desempenhar funções relacionadas às atribuições de Comando e Controle nos batalhões e companhias de comunicações. Dentre as atividades em que participaram, esteve uma visita ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), oportunidade em que conheceram o organograma e as missões do GSI/PR, com ênfase nas atividades da Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial, de responsabilidade do Exército Brasileiro.

Eles também tiveram contato com os Simuladores de Direção Veicular e com os materiais e armamentos utilizados pela equipe do Departamento de Segurança Presidencial, além de visitarem as instalações da área de Planalto.

Já os cadetes do 4º ano de Infantaria, Cavalaria, Intendência e Comunicações participaram, entre 24 de agosto e 18 de setembro, do Estágio Setorial de Atividades Cibernéticas, realizado no Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE)

Localizado em Brasília, (DF),  o CIGE é primeiro centro de treinamento de Guerra Eletrônica da América Latina e foi criado em 1984. Além das atividades de Guerra Eletrônica, é pioneiro no assunto Guerra Cibernética.

Ocasiões que propiciam conhecer as estratégias de Guerra Cibernética nas Organizações Militares são sempre bem-vindas e se mostram de fundamental importância para a inovação contínua do Exército.

Para além do estágio, o assunto “Guerra Cibernética” também foi tema de uma visita à AMAN, no último dia 02 de outubro, oportunidade em que o General de Brigada, Jomar Barros de Andrade, Chefe do Centro de Defesa Cibernética, ministrou uma palestra aos cadetes.

Oriundo de Comunicações, ele destacou a importância da arma para a Atividade de Guerra Eletrônica.

Ao longo de mais de três décadas de história, o CIGE vem se reinventando e se modernizando no contexto de Defesa da Pátria.

A jornada foi finalizada com a visita à Cadeira de Cibernética.

 

Fotos: Escola de Comunicações (EsCom)

registrado em:
Fim do conteúdo da página