Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Como foi 2020 na Academia?
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Como foi 2020 na Academia?

  • Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 13h10
  • Última atualização em Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 14h27

Começamos este texto em tom de crônica. Afinal, assim foi a cara de 2020. Um ano sem precedentes e com conteúdo histórico o bastante para um livro!

A partir da pandemia da COVID-19, surgiram novos modelos de relacionamento social, de empreendedorismo e trabalho. Um olhar mais atento para o cuidado com o outro e até mesmo para o respeito ao luto.

E aqui estamos para falar de uma pequena cidade dentro deste Brasil, com seus mais de 211 milhões de habitantes.

Ela se chama Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e nela, há inúmeros Brasis que se encontram diariamente, desde a Alvorada ao Toque do Silêncio.

A trajetória da carreira militar reserva um grande mix de sotaques, costumes e relações sociais.

Mas todas essas diferenças e riquezas culturais se unificam quando o assunto é a missão em prol da Pátria.

E foram tantas batalhas este ano!

Para além dos muros da gigante e majestosa Academia, soldados foram às ruas para atuar em ações de apoio aos municípios, seja com a desinfecção de espaços públicos como também com a arrecadação de cestas básicas em prol de famílias de militares afetadas pelo desemprego em razão da pandemia.

 

Ação de desinfecção na AMAN

Ação social realizada por membros do BCSv/AMAN


Nos bastidores da AMAN, algumas demandas cessaram, mas outras inúmeras surgiram aos montes.

O “estar de prontidão”: uma conhecida peculiaridade da profissão militar, foi uma ação praticada diariamente para combater um inimigo invisível.

Nas importantes atividades mantidas, com foco na formação acadêmica e técnico-profissional do cadete, o trabalho em equipe se mostrou ainda mais fundamental.

As equipes de saúde do Hospital Militar de Resende, não somente ficaram atentas à integridade física do futuro oficial e dos demais soldados como também realizaram centenas de atendimentos para a mitigação de casos e o tratamento aos que contraíram a doença.

As máscaras cirúrgicas, os aventais impermeáveis de mangas longas e as luvas de procedimento também fizeram parte do uniforme dos soldados, que diariamente aferiram a temperatura de quem adentrou a Academia, em 2020. Diga-se de passagem, por dia, ao menos foram dois mil cliques no termômetro digital.

O cuidado com o outro e com a tradição da Academia também se mostrou presente por meio das comissões formadas nos bastidores. A cada evento importante, que marcou o ano na instituição (Licenciamento dos cadetes, Espadim, Manobra Escolar e Aspirantado), um grupo engajado trabalhou prévia, durante e posteriormente para pensar nos detalhes que fazem a diferença e demonstram respeito.

Atuação dos militares para garantir a segurança em eventos da AMAN

Atuação dos militares para garantir a segurança em eventos da AMAN

Reuniões de planejamento e avaliações de eventos na AMAN

 

Enfim, de março a novembro, não vimos o tempo passar.

Já é dezembro! E, num ano difícil, os cadetes da Academia venceram e agora descansam em merecidas férias.

Os mais de 400 jovens que adentraram a Academia em fevereiro de 2020 já perceberam o árduo e, ao mesmo tempo, gratificante caminho que é pertencer à Força e ser forjado com sua tradição. Os 447 Aspirantes a Oficial que saíram, em dezembro último, mostraram, mais uma vez, que os valores invioláveis da instituição se fortalecem ainda mais na dificuldade.

Celebramos cada uma dessas etapas, nos adaptamos, nos tornamos mais resilientes para 2021, um ano que se apresenta com um tom de esperança.

Mas como a Academia não pode parar, continuamos aqui nessa pequena cidade, com seus mais de 12 mil habitantes, garantindo a manutenção e a continuidade desta grande engrenagem. 

Somos agraciados diariamente por nossa localização.

 

Ao fundo, o  imponente Pico das Agulhas Negras

E, assim sendo, a AMAN agradece a você que esteve conosco durante este ano e espera ter sua companhia nos próximos anos.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página