Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Encontro de Turmas 2020
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Encontro de Turmas 2020

  • Publicado: Quinta, 24 de Dezembro de 2020, 13h12
  • Última atualização em Quinta, 24 de Dezembro de 2020, 13h17

Em tempos de pandemia, atividades foram readaptadas

Dezembro sela um ano de muito trabalho.

Em tempos de COVID-19, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) adaptou os seus tradicionais Encontros de Turma, já agendados previamente, e os realizou com todos os protocolos de segurança, para garantir a integridade física de seus participantes.

Sendo assim, no último dia 19 de dezembro de 2020, a Turma Fornovo, de 1985, esteve comemorando os 35 anos de formatura. Na oportunidade, o Coronel Adelino, responsável por organizar o encontro, destacou o quanto uma celebração desta torna-se significativa, tendo em vista as tradições de várias décadas mantidas pela Academia. “Tivemos esse desafio de realizar o encontro neste ano de pandemia. Tamanha sua importância se dá pelo fato de ser o momento em que os colegas de turma transferem um para o outro a energia desta casa, além de confirmarmos os nossos valores aprendidos ao longo da formação e praticados durante a carreira”, avalia.

Dentre as atividades dos encontros de turma, estão a foto oficial na escadaria do Teatro General Leônidas (TGL), as palavras da Capelania Militar (Padre Lucas) e do Comandante da AMAN, General de Brigada, Paulo Roberto Rodrigues Pimentel. “Mesmo com medidas restritivas, esse encontro não perde o seu brilho. As turmas trazem o saudosismo e reencontram aqui uma Academia que não mudou. Segue sendo a mesma Escola de Valores. Com o passar do tempo, temos nossas convicções ainda mais fundamentadas e oficiais que saem daqui cada vez melhores”, destacou o Gen Pimentel.

Para o Coronel Álvaro, da turma de 1985, trata-se de um reencontro de lembranças. “A gente não esquece nunca mais o que vivemos aqui. A saudade da família e outras dificuldades. Devemos celebrar com alegria este momento. Hoje, por sinal, a Academia está linda, com céu azul e um cenário perfeito para celebrarmos nosso encontro”.

Cada turma de Aspirantes a Oficial que entoa o canto “Adeus AMAN” representa novos capítulos no livro de histórias da AMAN. E, no encontro de 1985, coube ao Comandante da 2ª Divisão de Exército, o General de Divisão Edson Diehl Ripoli, orador da turma, contar um pouco mais dos bastidores vivenciados pelos então cadetes. “Durante nossa formação, quase não víamos o Comandante por perto. Hoje, ele está presente lado a lado com o cadete. Ao longo de nossa passagem pela Academia, muita coisa mudou. Perdemos 17 companheiros, mas nunca nos esquecemos ou nos distanciamos de nossos ideais”.

No dia 12 de dezembro, a Academia também recebeu três turmas. A Turma Sesquicentenário da Independência, de 1975; A Turma Cidade de Resende, de 1990; e a Turma Maestro Carlos Gomes, de 2000.

A turma de 1975, que tem como um dos integrantes o Vice-Presidente da República, General de Exército Antonio Hamilton Martins Mourão, realizou uma programação reduzida e adaptada dos demais anos.

No Centro de Visitantes, eles foram recepcionados pelos companheiros que, na AMAN, continuam a prazerosa carreira militar. O Coronel Paiva Filho é um deles e foi quem organizou o encontro.

O Coronel Ronaldo, da Turma Sesquicentenário da Independência, afirma que há um grupo dos amigos de 1975 em uma rede social, mas que nada substitui o reencontro presencial com os amigos de longa data. “Eu sou de Resende e receber todos esses amigos aqui em minha cidade e em nossa Academia é um momento grandioso”.

Em seguida, a turma de 1975 registrou a tão tradicional foto oficial e houve a inauguração da placa comemorativa, no saguão das placas.

As Turmas de 1990 e 2000 seguiram o cronograma de atividades. No TGL, foram contempladas pelas boas-vindas do Comandante da AMAN, Gen Pimentel e pelas palavras do Capelão Militar (Pastor Profírio).

“Desde que deixaram esta Academia, nossa estrutura vem aumentando a cada ano. A AMAN merece esse prestígio de todos os senhores e as melhorias contínuas as quais estamos passando, seja nas obras ou em nossos projetos acadêmicos. Estamos trabalhando com muito afinco. E, para isso, nós contamos com militares extremamente motivados e apaixonados por nosso Exército Brasileiro”, afirmou Gen Pimentel.

Para o Coronel Klein, de 90, é uma satisfação rever a Academia, além de ser uma oportunidade rara.

No Auditório General Médici (AGM), a Turma de 2000 ouviu do orador, Major Murilo Júnior, um discurso sobre a formação sedimentada em valores a qual nenhum cadete esquece. “Foram tantos estágios, campos, atividades físicas, Seção de Tiro e outras atividades. Em 20 anos, muita coisa mudou, mas quando nos unimos aqui, essa mágica acontece novamente. Entregamos a Academia para as novas gerações, mas continuamos responsáveis por esta casa.”

Do 11° Batalhão de Infantaria de Montanha, em São João Del Rey, MG, direto para o encontro, o Tenente-Coronel Santos Alves, ressalta a importância da presença da família em cada etapa da vida do militar. “Voltar à AMAN é sempre muito bom. Cada um de nós escreveu a sua história e constituiu família. Agora a gente busca passar para os filhos os valores dessa vida, caso algum deles queira seguir, será uma honra”.

Ambas as turmas também registraram este momento, com a tradicional foto oficial da turma na escadaria do TGL e, com vibração, entoaram a Canção da AMAN.

No dia 21 de novembro, foi realizado o encontro da Turma General Emílio Garrastazu Médici, de 2010.

Os encontros de turma reforçam os valores desta casa de formação de oficiais combatentes de carreira.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página