Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia D: Dia de decisão na AMAN
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Dia D: Dia de decisão na AMAN

  • Publicado: Quarta, 03 de Fevereiro de 2021, 15h30
  • Última atualização em Sábado, 06 de Fevereiro de 2021, 14h13

Cadetes escolhem seus cursos

Vibração no brado, alegria na escolha!

Com essa determinação, 431 cadetes do 2º ano da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sendo 14 de Nações Amigas, tiveram uma importante atitude neste dia 2 de fevereiro de 2021. Fizeram a opção por qual Arma, Quadro ou Serviço irão seguir.

Oriundos da “Turma Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil”, eles foram acompanhados ao vivo por internautas do mundo todo.   A atividade foi transmitida pelo canal do Youtube da AMAN-

.be">Vem Ser Cadete, graças à assessoria técnica do Centro de Educação a Distância (CEADEx) e o apoio da Seção de Comunicação Social da AMAN. Dentre as centenas de interações com o público, o registro de mensagens e torcidas por parte de muitos pais de cadetes que, mesmo de longe, vibraram junto com seus filhos pela escolha tão importante.

O evento foi aberto com as palavras do Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, que destacou este dia marcante na trajetória profissional dos cadetes. “Aos cadetes que puderam escolher seus cursos, sejam felizes com essa decisão. Aos que não tiveram atendida a opção inicial, devido à quantidade de vagas disponibilizada em cada curso, estejam certos de que o Exército Brasileiro é pleno de oportunidades. O mais bonito é servir onde estiverem, não importando o curso hoje aqui definido”, falou aos presentes o Comandante da Academia.

Os cadetes puderam escolher entre os cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Intendência, Comunicações e  Material Bélico (conforme quadro abaixo).

O critério utilizado para a escolha é a meritocracia. O primeiro colocado da turma cadete Rafael dos Santos Lelis, optou pela Infantaria. “Eu vejo a Infantaria como sendo uma Arma de muitas oportunidades. Enfrentamos diariamente os nossos desafios e representar essa Arma será mais uma de nossas gratificantes missões na profissão que escolhemos”, afirma o cadete, natural de Lins- SP.

No ano em que a AMAN forma, pela primeira vez na história, uma turma com integrantes do sexo feminino, Talita Maria Barbosa Magalhães representou o segmento ao ser a décima colocada do gênero a poder escolher o curso. Aos 22 anos, ela esbanja segurança pela decisão que fez entre as duas opções possíveis (Intendência e Material Bélico). “Vou para a Intendência, pois gosto muito de logística, administração e transporte. Quem faz o que gosta, se torna uma pessoa feliz”.

 Os cadetes da Turma que escolheram suas especialidades, em 2021, concluirão a formação no final de 2023.

O evento de transmissão ao vivo possibilitou também o maior conhecimento da rotina e dos valores dessa bicentenária Academia. Afinal, o público-alvo dos internautas da AMAN é diversificado, vai desde jovens que desejam ingressar na carreira militar ou saber mais sobre ela, passando pelos familiares de militares até os que hoje integram a reserva remunerada.

Enfim, a Academia é um grande berço de tradições. E, sendo assim, o evento deste dia 2 de fevereiro foi encerrado com mais duas delas.

Os cadetes do 2º Ano foram recepcionados pelos cadetes mais antigos das Armas, Quadro e Serviço no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes. Um momento para manifestar o que esse Corpo de Cadetes tem como máxima: a camaradagem e o espírito de corpo. Logo após, foram formalmente recepcionados  em seus respectivos cursos, localizados na área de Parques da AMAN.

A AMAN parabeniza a todos pela escolha.

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página