Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aula inaugural na AMAN
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aula inaugural na AMAN

  • Publicado: Quarta, 10 de Fevereiro de 2021, 17h31
  • Última atualização em Quarta, 10 de Fevereiro de 2021, 17h32

Inaugura-se um novo ciclo de esperança. Que os valores e a tradição sejam mantidos, mas também que todos os militares desta casa mantenham-se conectados com a construção contínua do conhecimento.

Neste tom, o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), General de Exército Júlio Cesar de Arruda, deu as boas-vindas a todos os cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em palestra que marcou a Aula Inaugural  de 2021.

A atividade foi realizada no dia 08 de fevereiro, data que marca a importância da atuação dos profissionais do Quadro de Magistério Militar.

Os cerca de 1.700 cadetes ouviram atentamente sobre as tradições da profissão militar tão peculiar, aprenderam mais sobre a entrega que se faz necessária ao longo da carreira e a importância do apoio da família nesse percurso.

“Um bom Exército se faz com a atuação de todos. Nosso subordinado deve ver a gente fazendo, por isso, devemos ser exemplos na liderança”, enfatizou Gen Arruda aos cadetes, futuros oficiais do Exército Brasileiro (EB).

Segundo ele, é  pelejando que se impregna a marca em cada militar que por essa Academia passa. Para além dessa forma de aprendizado,  o Chefe do DEC também ressaltou que saberes modernos também devem fazer parte da vida e do aprendizado de cada cadete. Trata-se do saber pensar, saber fazer, saber ser e saber conviver.

Em sua fala, ressaltou, ainda, o quanto a majestosa Academia é a “joia da coroa”, seja por sua significância histórica como também por sua relevância dentro do objetivo primordial do EB, que é preparar homens física e intelectualmente para a defesa da Pátria.

“Nos preocupamos muito com nossa AMAN e com todas as instituições que têm o ensino como objetivo final. Tanto que o orçamento para projetos desse cunho é sempre preservado”, destacou Gen Arruda.

Por fim, o Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, agradeceu a visita do General Arruda e enfatizou o importante apoio ao Projeto Marechal José Pessôa, que visa revitalizar os conjuntos principais da Academia e áreas afins, com o objetivo de melhorar o ambiente de aprendizado do cadete. “Desde o início, o senhor nos apoiou continuamente nessa missão. Estamos caminhando com esse projeto e vamos melhorar cada vez mais essa casa”, afirmou Gen Pimentel.

“Nós devemos essa revitalização aos nossos antepassados. A manutenção é fundamental. Temos de ter um ambiente digno para a formação de oficiais. Cabe a nós cuidar desse patrimônio, para que gerações futuras venham a usufrui-la do mesmo jeito”, destacou Gen Arruda. 

Ainda sobre o valor da AMAN, o Gen Arruda afirmou se tratar de um âmbito onde se constroem amizades sinceras, pois na árdua missão, militares sacrificam a própria vida pelo país. “Neste sentido, a vida militar é uma vocação. Trabalhem com prazer, nunca hesitem em aprender. Hoje estou General do Exército e não me canso de aprender, desejo chegar ao fim de minha vida conhecendo novos conceitos, pois a gente só ama aquilo que conhece. Se aperfeiçoem cada vez mais”, finalizou.

Saiba mais sobre o Projeto Marechal José Pessôa. Clique AQUI.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página