Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cadetes em instrução especial
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cadetes em instrução especial

  • Publicado: Terça, 06 de Abril de 2021, 18h33
  • Última atualização em Quarta, 07 de Abril de 2021, 15h19

De 13 a 27 de março de 2021,  cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), participaram de um exercício militar simulado na região de Quatis e Porto Real (Sul Fluminense).

A atividade, realizada pela Seção de Instrução Especial (SIEsp), teve como objetivo integrar os instruendos num contexto de combate simulado mais próximo da realidade.

Durante o Estágio de Operações contra Forças Irregulares, os cadetes do 4º ano foram empregados em contexto de operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que  imita com perfeição aspectos da guerra moderna,  cenário em que há o combate de forças irregulares em diversos terrenos, em especial, no ambiente urbano.

Por isso, foram realizadas simulações de operações militares de patrulhamento,  postos de bloqueio de vias urbanas, condução de presos entre outras ações.

“Todos os esforços foram feitos para que não houvesse transtorno à comunidade, por conta da mudança de rotina. Tivemos uma ótima recepção dos moradores, que até colaboraram com esse importante exercício”, afirma Major Kauê.

Ainda segundo o Instrutor-Chefe da SIEsp, mesmo em tempos de pandemia da COVID-19, o Exército Brasileiro (EB) se faz presente. A atividade também contemplou ações de desinfecção realizadas pelos militares do Hospital Veterinário (HVet) da AMAN em diversos espaços públicos nos municípios envolvidos. “O EB destina-se constitucionalmente à defesa da pátria e, neste sentido, não pode se privar do atendimento e apoio à população”, informa.

O HVet realizou desinfecção nas Escolas Municipais Professora Julieta Pereira Sampaio e Maria Helena Rafael d’Elias e na Prefeitura Municipal e Secretaria de Obras de Quatis.

Ações como essa integram um amplo e estratégico calendário da AMAN, que visa preparar de maneira integral  os futuros oficiais do Exército Brasileiro.  

“Trata-se de um grande ganho para o cadete esse contato com a população. É poder aproximar o simulado do real. Quem tem a ganhar é a sociedade, com uma tropa amplamente preparada”, finaliza Major Kauê.

Fotos: Cunha Eventos

Fotos: Hospital Veterinário da AMAN

registrado em:
Fim do conteúdo da página