Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia Mundial da Saúde
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Dia Mundial da Saúde

  • Publicado: Quarta, 07 de Abril de 2021, 19h33
  • Última atualização em Quarta, 07 de Abril de 2021, 20h22

Profissionais de saúde relatam experiências

Neste 7 abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) destaca o principal objetivo do tema, que é de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde na busca pela melhor qualidade de vida.

E o que vem a ser saúde? “Saúde é também o estado de completo bem-estar físico, mental e social, seja na vida pessoal ou profissional”.

A AMAN aproveita para render homenagens aos profissionais da área, que se tornaram ainda mais fundamentais em tempos de pandemia da COVID-19.

Dentre milhares de médicos, enfermeiros e demais técnicos, destacamos duas pessoas: Capitão Bacellar e Capitão Fernanda Fujii. Ambas atuam na linha de frente da saúde em suas Organizações Militares.

Cap Bacellar é  a Chefe da Seção de Saúde do Corpo de Cadetes (CC) da AMAN, e Cap Fernanda Fujii é a Adjunta à Divisão de Enfermagem no Hospital Militar de Resende (HMR).

Cap Fernanda Fujii relata sua experiência inédita no combate à doença.

“Trabalhei um ano na linha de frente na UTI do Hospital das Forças Armadas, em Brasília. No início em 2020 foi um misto de medo de algo que ainda não havíamos enfrentado”, afirma a enfermeira Cap Fernanda.

Ainda segundo ela, a dedicação e o empenho para oferecer uma assistência de qualidade foram significativamente importantes para superar a tristeza pela perda de tantas vidas. Ao mesmo tempo em que destaca que trata-se de uma alegria indescritível viver para ver quem venceu a doença.

À frente da equipe de saúde do CC, Cap Bacellar também divide um pouco dos bastidores da rotina militar e médica. “Na atual triste conjuntura de pandemia, sentimos-nos heróis lutando na vanguarda. Poder ajudar neste momento tão difícil deixa nossos corações cheio de orgulho”, afirma.

As duas profissionais representam um vasto leque de todos os que lutam para salvar vidas em todos os espaços de atuação desses profissionais na sociedade. Trajados de farda ou de uniformes brancos, eles carregam consigo o compromisso de assistir pacientes e familiares.

Em muitos casos, deixam em casa o cansaço, a dor, a tristeza e trazem para os hospitais, seções e/ou clínicas a esperança, a compaixão e a fé, sentimentos tão  importantes quanto os remédios na cura de doenças.

“A missão que escolhemos nos submete a um mix diário de sentimentos. Mas o trabalho não pode parar. Estamos certo de que a cada novo desafio, nos fortalecemos para nosso público e nossa família”, afirma Cap Fernanda Fujii.

Mesmo no atual contexto, é dia de comemorar a data. “Nós, como profissionais da vida, paramos e refletimos sobre a nossa trajetória. Nossa razão de ser, militares de saúde, como bem diz nossa canção, é levar o socorro. Trabalhamos para proporcionar aos nossos cadetes e familiares saúde, saúde física e mental”, finaliza Cap Bacellar, que acompanha atentamente a saúde dos cadetes, também fruto da contínua prática de atividades físicas.

ATUALIZAÇÃO  DA COVID-19 EM 2021 NA AMAN

Após mais de um ano de decreto da pandemia da COVID-19, a AMAN segue atenta às medidas sanitárias preventivas, que visam a mitigação e o combate aos casos de coronavírus e suas variantes no interior da instituição.

Um plano estratégico, que engloba militares de todos os setores da Academia, foi definido em 2020 e visa acompanhar a evolução dos acontecimentos.

Neste sentido, a parceria com o Hospital Militar de Resende é fortalecida a passos largos.

Além disso, em conjunto com a Prefeitura de Resende, onde a AMAN está localizada, houve a disponibilidade de doses da vacina contra a COVID-19 para os profissionais de saúde.

Em toda liberação e retorno dos cadetes em grandes períodos, um mutirão de saúde se reúne para realização de testes de COVID-19 e aplicação do questionário Anamnese. 

Dentre os esforços no combate à doença, destaca-se, por último, a atuação dos militares do Hospital Veterinário da AMAN que realizam a desinfecção contínua dos espaços internos da Academia.

Tudo em prol da saúde!  

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página