Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Intendência e sua tradição
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Intendência e sua tradição

  • Publicado: Quinta, 15 de Abril de 2021, 20h01
  • Última atualização em Quinta, 15 de Abril de 2021, 20h19

“Pela glória do Brasil tudo faremos”. Desta forma, se comportam os militares da Intendência, que se comprometeram em se dedicar em prol da segurança da tropa.

Em 12 de abril, a Academia Militar da Agulhas Negras (AMAN) comemorou o dia do Serviço da Intendência. E como todo tempo é período de trabalhar e celebrar os feitos, atividades foram realizadas em alusão ao Serviço.

Por conta da pandemia da COVID-19, as festividades seguem restritas em 2021.

Mas, mesmo com todas as medidas preventivas, os companheiros que se dedicam a darem provisão à tropa, participaram de uma alvorada em homenagem à figura do patrono do Serviço de Intendência, o Marechal Carlos Machado Bitencourt. Em seguida, celebraram o dia do Serviço de Intendência com a realização de cultos religiosos e um concurso de quadro mural, oportunidade, esta última, em que os cadetes do curso Básico demonstraram grande nível de compreensão das capacidades e funções que a Intendência pode desenvolver.

A vencedora do Concurso de Quadro Mural foi a 2ª Companhia. Mas a vitória de um é a de todos. Afinal, o Serviço de Intendência vive o espírito de corpo, incentivado, principalmente, pelo exemplo deixado por seu Patrono:  Marechal Carlos Machado de Bittencourt participou de grandes batalhas na Guerra da Tríplice Aliança, ocorrida entre 1865 e 1870. Mas, em 1897, quando recém-empossado como Ministro da Guerra, teve que lidar com a Guerra de Canudos. Foi lá que percebeu ser essencial a logística para o sucesso da tropa no combate. A partir da experiência,  é que sistematizou e organizou o fluxo de suprimentos e o transporte de material e pessoal, o que garantiu vencer a guerra.

E já que a camaradagem se fortalece ao longo dos anos, o curso de Intendência contou com a participação de outras Organizações Militares na exposição de materiais e atividades a todos os cadetes da AMAN. São elas: Brigada de Infantaria Pára-quedista (B DOMPSA e 20º B Log Pqdt), Comando de Aviação do Exército e 2ª Companhia de Transporte.  

A Intendência destina-se a manter as tropas aptas ao combate e  garante sua permanência nele.

Em 2020, o Serviço completou o seu primeiro centenário. Na AMAN, Desde 2018, também passou a contar com cadetes do segmento feminino. Em 2021, terá as primeiras Aspirantes a Oficial intendentes.

 A AMAN parabeniza a todos os militares da “Rainha da Logística”.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página