Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AMAN encerra Desafio Agulhas Negras
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

AMAN encerra Desafio Agulhas Negras

  • Publicado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 20h14
  • Última atualização em Terça, 27 de Abril de 2021, 13h42

 

Equipes da Academia sagram-se campeãs

 Três dias de competição acirrada na 2ª edição do Desafio Agulhas Negras na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Chegou ao fim, neste dia 23 de abril, a disputa que contou com 14 oficinas, duas marchas e muito aprendizado e trocas de experiência. Um grande esforço coletivo para tornar realidade um desafio de proporções gigantescas e existente, nos mesmos moldes, em West Point (Estados Unidos) e Chimaltlalli (México).

O grande ganho entre as oito patrulhas, sendo quatro da AMAN e quatro externas, foi, sem dúvidas, a integração entre as Escolas de formação de oficiais e sargentos, além da conquista significativa de atributos inerentes à profissão militar escolhida, como rusticidade, espírito de corpo e liderança.

A  2ª edição, além das Academias de formação de oficiais, AMAN (Exército) e Escola Naval (Marinha),  também recebeu alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, (EsPCEx), da Escola de Sargentos das Armas (ESA), da Escola de Sargentos de Logística (Es S Log) e do  Centro de Instrução Aviação do Exército (CIAVEx). Além do Centro de Instrução Almirante Alexandrino da Marinha, sendo apenas observador do evento.

Superação é o sentimento que define a futura Aspirante a Oficial da AMAN, a cadete Ávila, sobre a competição de patrulhas, a qual participou pelo segundo ano. “Sempre busco estar nessas atividades, não somente pelo grande aprendizado que representam como também pela inovação contínua no exercício da liderança”, afirma a cadete do 4º ano do Quadro de Material Bélico.

Dia, noite, noite e dia. Sem horário e sem limites para o empenho e dedicação demonstrados, tanto por parte dos patrulheiros em competição quanto do grande efetivo da AMAN. Tudo, para dar conta da logística da atividade.

Assim são os homens que integram as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

A menos de um ano de adentrarem os portões da AMAN, a patrulha da EsPCEx deu exemplo de confiança. “O convívio com os cadetes e demais patrulheiros é fundamental para nós. Aproveitamos para conhecer bem a instituição, que será nossa futura casa”, afirma o aluno da Escola Preparatória Gabriel Guimarães.

Os representantes das Escolas de Formação de Sargentos também evidenciaram com atitude que a liderança observada entre os oficiais é de extrema importância para os graduados, no contato direto com a tropa e para lidar com os desafios lançados. “A patrulha exige muito da gente, mas soubemos superar os limites em diversos momentos, em especial, na pista de cordas onde o cansaço bateu. O contato com essa Academia e com seu efetivo agrega muito à nossa profissão”, afirma aluno Maricato, do CIAVEx.

As patrulhas são formadas por onze integrantes, nove estiveram em atuação contínua e outros dois em revezamento. Dentre os participantes, obrigatoriamente esteve uma mulher.

E no ano em que a AMAN irá formar a primeira turma de oficiais combatentes com integrantes do segmento feminino, a instituição também divide esse capítulo em sua história com outras jovens que se espelharam em nossas cadetes para escolherem a profissão.

Na patrulha da Escola Naval, uma das representantes também foi outra precursora: a primeira mulher aspirante fuzileiro naval no Brasil, Helena de Souza Monteiro, foi uma das patrulheiras. “Bastante determinação para enfrentar o Desafio Agulhas Negras. Chegar à final é uma vitória. Levar comigo também essa responsabilidade, de ser a primeira aspirante fuzileiro naval, só acrescenta ainda mais respeito por essa carreira, que sempre almejei”, finaliza a jovem Helena.

Durante formatura realizada neste dia 23 de abril, data do 210º aniversário da AMAN, o Comandante da Academia, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel parabenizou a todos os participantes do Desafio Agulhas Negras.

“Destaco a patrulha, que teve o mérito de superar os demais competidores, bem como cada um dos militares que demonstrou coragem física e moral para se lançar ao desconhecido desafio, ao longo de três extenuantes jornadas”.

O resultado do Desafio Agulhas Negras ficou assim:

1º lugar Patrulha Foxtroit, composta por cadetes da AMAN;

2º lugar –Patrulha Charlie-C, composta por cadetes da AMAN;

3º lugar- Patrulha Bravo-B, composta por cadetes da AMAN.

As três equipes ganharam um kit militar, além de uma medalha simbólica. A equipe campeã, também foi agraciada com o Troféu Agulhas Negras.

O Desafio Agulhas Negras volta, em 2022, com sua 3ª edição.

 

 

 

Texto: Por Cadete Ivan- Curso de Comunicações

Seção de Comunicação Social da AMAN

Fotos: Soldado Domingues, Es S Log

Soldado Lucas Rodrigues- ESA

Fotos: Cadetes Villela, Hitter, Goulart e Matheus e Cabo Rhuan, Soldados João Medeiros e Gustavo Martins

registrado em:
Fim do conteúdo da página