Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arma de Comunicações festeja seu dia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Arma de Comunicações festeja seu dia

  • Publicado: Quinta, 06 de Mai de 2021, 18h22
  • Última atualização em Quinta, 06 de Mai de 2021, 18h24

De 3 a 7 de maio de 2021, é comemorada a Semana das Comunicações (Com), na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Tempo de celebrar o trabalho e o legado deixado por Marechal Rondon, o patrono da Arma do Comando.

A relevância da Arma para a contemporaneidade foi destacada pelo Comandante da Academia, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel. “Com maestria, Marechal Rondon cumpriu sua missão. Num contexto de combate moderno, as comunicações são de extrema importância para as ligações entre todos os escalões”, afirmou o Gen Pimentel, ao recorrer à bibliografia da autora Candice Miilard, de 2006,  que descreve a expedição feita por Marechal Rondon e Theodore Roosevelt, que chegou ao Brasil, após perder as eleições norte-americanas de 1912. Intitulado, “O Rio da Dúvida: a sombria viagem de Theodore Roosevelt e Rondon pela Amazônia, o livro é, segundo Gen Pimentel, leitura obrigatória para os que são comunicantes e aos admiradores da Arma.

Na Academia, os cadetes de Comunicações trabalham integrados com as demais Armas, Quadro e Serviço: Artilharia, Infantaria, Engenharia, Cavalaria, Intendência e Material Bélico. Nas diversas operações militares pelo Brasil, os fios e as antenas da Arma transmitem a vitória. Na paz e na guerra, os comunicantes estão para servir.

Parte deste trabalho operacional e seu alcance foi demonstrado em uma exposição com os materiais de emprego militar, que também contou com o apoio da 20ª Cia de Comunicações Para-quedistas.

Foram realizadas, ainda, no dia 5 de maio, a Alvorada Festiva e a formatura geral no Pátio Tenente Moura. Oportunidade em que os militares de Com participaram em posição de destaque. Vibrantes, todos entoaram a canção das Comunicações

Também na quarta-feira, foi realizada a tradicional Corrida do Mensageiro, quando houve o congraçamento entre o curso de Comunicações e o curso Básico. Na ocasião, a grande vencedora da disputa, a que concluiu com êxito a missão de transcrever as mensagens em menor tempo e penalizações, foi a 4ª Companhia do Básico.

Os audazes comunicantes têm a missão principal de instalar, explorar, manter e proteger as comunicações antes, durante e após as operações, com zelo e compromisso. Desta forma, e se tornam discípulos  envolvidos com o legado de Rondon, conhecido por sua inteligência e visão sistêmica de mundo. Ao longo de sua vida, prestou um importante serviço ao país, ao integrar as regiões e seus problemas sociais e sanitários, entre outras demandas.

O Dia da Arma de Comunicações é uma forma de celebrar o seu patrono, que nasceu em 5 de maio de 1865.

Comunicante: sempre estarás na vanguarda e cumprirás do comando as missões.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página