Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Operação Boa Esperança 2021
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Operação Boa Esperança 2021

  • Publicado: Quinta, 06 de Mai de 2021, 18h31
  • Última atualização em Quinta, 06 de Mai de 2021, 19h05

Há mais de um ano eles já estão sendo forjados para liderarem suas tropas em diversas operações pelo Brasil. Mas é no curso Básico da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) que isso fica ainda mais latente.

A adaptação do jovem à rotina profissional na AMAN e a esse novo momento da vida militar é o que dá norte à missão do curso, que tem como braço forte seus instrutores e instruendos, e como um dos mantras as figuras da mitologia romana. No caso, Hefesto (Vulcano), o deus do fogo e sua imagem está associada ao trabalho árduo da forja.  

Dentro do calendário de instruções, de 26 a 30 de abril, o  Básico realizou a tradicional Operação Boa Esperança. Trata-se do primeiro Estágio Prático Supervisionado (EPS) do cadete do 1º ano. “Um exercício típico na formação do oficial da linha de ensino militar bélico.  O objetivo é que ele vivencie a rotina das instruções com intensidade”, destaca o Comandante do curso, Tenente Coronel Xavier.

Os quatro primeiro meses desses novos cadetes foram de muito aprendizado acadêmico. A Boa Esperança foi a oportunidade deles aplicarem esses conhecimentos na prática e adquirirem, cada vez mais, os atributos atitudinais, como rusticidade, liderança, adaptabilidade e coragem. Além de aprimorarem o contato geográfico com as áreas de instrução da AMAN.

Marchas, deslocamento em tropa com a utilização de equipamentos eletrônicos de coordenadas, lançamento de obstáculos naturais e artificiais, oficinas de orientação,  tiro da metralhadora MAG, além de outros conhecimentos sobre as estratégicas técnicas militares preparam o futuro oficial para a profissão militar e suas peculiaridades.

Num futuro próximo, os cadetes da AMAN estarão liderando suas tropas. Toda a circunstância que possibilite esse aprendizado é bem-vinda. A Operação Boa Esperança foi uma delas e contou também com o apoio de instruendos de diversos anos.

O curso Básico segue, há mais de 60 anos, na  missão de forjar jovens cadetes, preparando-os com conhecimento, atributos e valores para prosseguir no curso da AMAN.

Até a próxima Operação Esperança.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página