Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cadetes em instrução externa
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cadetes em instrução externa

  • Publicado: Segunda, 24 de Mai de 2021, 17h22
  • Última atualização em Segunda, 24 de Mai de 2021, 17h50

O 2º Batalhão de Engenharia de Combate - Batalhão Borba Gato - de Pindamonhangaba, SP, abriu as portas para receber cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

O motivo da visita foi uma instrução sobre ponte bailey, realizada de 10 a 14 de maio.

O pedido de Cooperação de Instrução (PCI) contemplou os cadetes do 3º ano do curso de Engenharia, que participaram do treinamento de montagem, etapa esta que contou com o planejamento e o emprego da equipagem.

A ponte Bailey foi desenvolvida pelos ingleses durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Sua principal vantagem é a de não necessitar de máquinas pesadas para sua montagem.

A equipagem é utilizada em campanha e pela Engenharia do Exército Brasileiro para apoiar rapidamente a população em situações como o desabamento de pontes. Além da proatividade à comunidade, esse tipo de atividade também desenvolve atributos, tais como a autoconfiança, a decisão, a responsabilidade e a iniciativa dos nossos futuros oficiais combatentes de carreira.

Durante a instrução, no Batalhão Borba Gato, os cadetes verificaram a montagem do canteiro de trabalho e realizaram o nivelamento, nariz de lançamento, montagem, lançamento e desmontagem de uma ponte bailey DS de 40 pés.

Por todo o Brasil, a Engenharia abre caminhos, lança trilhos, pereniza rios e efetua travessias. PCI provam que a parceria entre as Organizaçõe Militares potencializam, ainda mais, o conhecimento técnico e intelectual em prol do Brasil.

 

Fotos: Batalhão Borba Gato

registrado em:
Fim do conteúdo da página