Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia da Infantaria na AMAN
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Dia da Infantaria na AMAN

  • Publicado: Quinta, 27 de Mai de 2021, 15h10
  • Última atualização em Sexta, 28 de Mai de 2021, 19h13

A comemoração ditou o tom da Semana da Infantaria, realizada de 24 a 28 maio, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Em capítulos, a tradição da arma mais antiga do Exército.

Capítulo 1: Trajetória de Sampaio e seus exemplos

A arma celebra seu dia em 24 de maio, em alusão ao nascimento de seu patrono, Brigadeiro Antônio de Sampaio.

Capitão em 1843; Major em 1852; Tenente-Coronel em 1855; Coronel em 1861 e Brigadeiro em 1865. Homem simples e tenaz, Sampaio teve atuação destacada na maioria das campanhas de manutenção da integridade territorial brasileira. Nascido no sertão nordestino, em Tamboril, Ceará, em 24 de maio de 1810, é considerado Herói do Conflito da Tríplice Aliança, e um dos maiores militares da história do Brasil independente.

Dezenas de anos de tradição, com a mesma demonstração do patrono da Infantaria refletida em cada novo cadete, que escolhe a arma mais antiga do Exército Brasileiro.

Capítulo 2- Comemorações

Iniciadas com a tradicional Alvorada Festiva, no dia 25 de maio, as comemorações também contaram com a Formatura Alusiva ao Dia da Arma, no Pátio Tenente Moura (PTM), presidida pelo Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. A atividade foi também prestigiada com a guarda de cadetes trajando os uniformes da Infantaria de Montanha, de Caatinga, Blindada, Paraquedista, de Selva, de Polícia do Exército e culminou com o desfile de todos os Infantes da AMAN.

A formatura teve a presença do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (Ch DECEx), General de Exército André Luís Novaes Miranda; Comandante da 2ª Divisão de Exército General de Divisão Edson Diehl Ripoli; Diretor de Educação Superior Militar, General de Divisão Jorge Cardoso Martins; Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Carlos José Assumpção Penteado; Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, Comandante da Brigada Para-quedista General de Brigada Helder de Freitas Braga e o Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), General de Brigada Evandro Luis Lopes Ferreira.

Em sua fala, Gen Novaes parabenizou aos infantes e, de maneira especial, salientou a importância do Brigadeiro Antônio de Sampaio, “O BRAVO DOS BRAVOS”. “Sampaio foi e é, sem dúvidas, um rico exemplo a todos nós. Sem temor, ia sempre à frente na condução de seus homens. Entrou analfabeto no Exército e saiu intelectualmente avançado, sendo até um dia abordado lendo uma bibliografia de Napoleão em francês. Isso mostra o quanto nosso Exército é de oportunidades para homens de coragem como este patrono”.

Na oportunidade, o cadete do 4º ano do curso de Infantaria Salomão proferiu uma locução sobre a missão e o legado deixados por Brigadeiro Sampaio. Acompanhe o AQUI texto na íntegra. 

“O que desejamos, enquanto futuros oficiais, é levar conosco o bom exemplo deixado por nosso patrono, em especial, sua inteligência e humildade”, afirma Cad Salomão.

Os infantes brasileiros podem ser encontrados na Amazônia, no sertão nordestino, nos pampas, nas montanhas, no pantanal e nos montes. Caracterizam-se por serem combatentes, dos quais são exigidos grande versatilidade, destacada iniciativa, rigorosa disciplina em suas ações, invejável vigor físico e rigidez de caráter. Tamanha abrangência da arma mais antiga do Exército foi exemplificada em uma exposição, na Pérgula no PTM, com todos os materiais do emprego militar e que contou com viaturas, equipamentos e pessoal de Organizações Militares dos diversos tipos de Infantaria. Os cadetes tiveram contato com militares que servem nos corpos de tropa e puderam conhecer de perto a carreira que lhes aguarda. Oportunidade, também,  em que o público pode encontrar o pequeno, em idade e grande em experiência, Lion, um cão da raça Rottweiler. Pertencente ao 1º Batalhão de Polícia do Exército, ele tem sete anos e todos eles de serviços prestados ao EB.

A Rainha das Armas também contou com celebrações católica, evangélica e espírita, todas com adoção das medidas sanitárias preventivas, em razão da pandemia da COVID-19.   

Sexta-feira- Compromisso do Infante

Na sexta-feira, encerrando as comemorações da Semana, a Infantaria fez o compromisso dos novos infantes realizado pelos cadetes do 2º ano, quando consolidam o valores e tradições da vida militar, em especial, da arma que escolheram para suas vidas.

Infantaria, és a eterna majestade nas linhas combatentes!

A AMAN parabeniza a nobre Infantaria.

 

 

 

  

registrado em:
Fim do conteúdo da página