Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Capacitação de Com Soc
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Capacitação de Com Soc

  • Publicado: Quarta, 02 de Junho de 2021, 19h07
  • Última atualização em Quarta, 02 de Junho de 2021, 19h19

No dia 1º de junho de 2021, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizou uma capacitação sobre os fundamentos da Comunicação Social. Oportunidade em que o Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), General de Divisão Richard Fernandez Nunes palestrou para oficiais e cadetes do 4°ano sobre a importância de cada um no processo de preservação e fortalecimento da imagem da Força. 

O Gen Richard iniciou sua fala dizendo que, com o excessivo uso do celular e  sua notória capacidade de comunicação, ele pode ser comparado a uma arma, se mal usado.

Em seguida, destacou os valores do Exército Brasileiro (EB), tais como civismo, amor à profissão, espírito de corpo, aprimoramento técnico-profissional, que contemplam também a fé na missão e a vida com sacrifício.

"A história do Exército se confunde com as origens de nosso país. Nós, enquanto militares e agentes de comunicação, estudamos a história que ajudamos a escrever. Somos sujeitos e objetos". 

No contexto midiático atual, no qual  somos protagonistas na produção de conteúdo relevantes, cabe a cada militar praticar uma divulgação que esteja em consonância com o plano estratégico de comunicação do EB. Ou seja, além de fortalecer e preservar a imagem da instituição, tornam-se desafios da Comunicação Social do EB a  manutenção da credibilidade e a inovação.

Ainda segundo o Chefe do CCOMSEx, a comunicação é ação. Nesse sentido, há muito o que ser relatado e ofertado como pauta à imprensa como também aos próprios veículos do Exército (site, redes sociais, Rádio Verde-Oliva, entre outros).

Em seguida, Gen Richard foi sabatinado pelos cadetes, futuros oficiais do EB e que, a partir do ano que vem, estarão em suas organizações militares sendo construtores de novas histórias.

A cadete Mostavenco, do curso de Material Bélico, trouxe para a mesa de debate o foco que o EB tem dado aos influenciadores que denigrem a imagem da Força nas mídias sociais. O General Richard ressaltou que cada influenciador merece sua dimensão correta de atenção. "Em muitos casos, o que esse indivíduo deseja é  ibope. A estratégia é sempre planejar e executar uma ação contínua de fortalecimento da imagem. E, ao sermos confrontados com notícias negativas, adotamos uma estratégia indireta, na qual mostramos com dados as ações efetivas que estão sendo realizadas pelo EB e que, por sua vez, evidenciam nosso comprometimento com o país". 

Antes de encerrar sua apresentação, General Richard respondeu ao cadete Gomes Pires, de Intendência, sobre a opinião pública que, em muitos casos,  pode ser parcial. "Em contrapartida, respondemos ao veículo de imprensa ou à narrativa exposta, com fatos. E histórias nós temos de sobra". 

O público também conheceu sobre as novidades do EB, os números relevantes de seguidores da instituição (se somadas todas as mídias, chegam a oito milhões de pessoas), a portaria que estabelece diretrizes sobre o comportamento exigido de um militar nas redes sociais e  formas de não se tornar um agente da desinformação. 

Ao final, General Richard foi honrado com os agradecimentos do Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, e com o recebimento de uma lembrança pela expressiva contribuição para com os futuros multiplicadores de conteúdo da carreira militar. 

Em seguida, a capacitação contou com a apresentação de outros conceitos da COMSOC, por parte dos militares do CCOMSEx e do Centro de Estudos Pessoais e Forte de Duque de Caxias (CEP/FDC). 

Tenente Coronel Silva Carvalho ressaltou  as atividades da Comunicação Social (Relações Públicas, Assessoria de Imprensa e Divulgação Institucional).

Adiante, Major Rodrigues fez uma viagem na história para explicar as raízes da Relações Públicas e sua posição estratégica no pilar da comunicação integrada.

Capitão Bruno apresentou as redes sociais do EB e como a produção de conteúdo é executada com objetivo de trabalhar a identidade Institucional; a maneira como somos percebidos e a imagem Institucional. 

Ao final, Coronel Erb trouxe os desafios da Assessoria de Imprensa,  ao apresentar as ferramentas as quais são utilizadas para fomentar o relacionamento com a mídia. Trouxe, ainda, aspectos utilizados pelo EB para um bom gerenciamento de crise.

Em seguida, todos participaram de uma dinâmica de media trainning sobre como se portar em entrevistas. 

A vinda da comitiva à AMAN atende a um objetivo do Departamento de Educação e Cultura do Exército de expandir as ações de COMSOC, em especial a conscientização de cada militar no processo de comunicação. 

"Foi de extrema importância essa capacitação para todos nós. Pois, muitos nunca foram entrevistados pela imprensa. Diante dos apontamentos sobre as palavras utilizadas, a expressão corporal e até mesmo em relação à abordagem do tema, aprendemos mais sobre esse desafio pelo qual iremos passar", pontuou o cadete de Intendência Piexak.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página