Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Líderes da AMAN em atividade
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Líderes da AMAN em atividade

  • Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 15h30
  • Última atualização em Sexta, 11 de Junho de 2021, 16h11

A rusticidade, o espírito de corpo e a LIDERANÇA marcaram presença na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) nesta semana.

Prova Aspirante Mega da Infantaria, de 9 a 11 de junho  (Após 60 horas de atividades ininterruptas, encerrou-se, no dia 11 de junho de 2021, a Prova Aspirante Mega).

Cadetes da Companhia Arranca-Toco, atual 3º ano do curso de Infantaria da AMAN evidenciaram atitudes próprias dos discípulos de Sampaio.

Desta forma, superaram os desafios do Exercício de Desenvolvimento da Liderança.

Os cadetes do 3º ano tiveram como instrutores os destaques da prova Mega, em 2020. Dentre eles, o Cad Sales Rodrigues. A Rusticidade, a dedicação, a persistência, a iniciativa, o entusiasmo e a coragem reconhecidos no futuro aspirante a oficial fortaleceram o espírito de corpo dos infantes, que concluíram a prova Aspirante Mega. 

A prova relembra a importante atuação do Aspirante Francisco Mega, tombado em combate, à frente de seu pelotão, nos Campos da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.

No final do Exercício, na presença do Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, do Comandante do Corpo de Cadetes, Coronel Gama, e do Comandante do Curso de Infantaria, Tenente-Coronel Mellinger, foram premiados a melhor Patrulha e os dez melhores desempenhos individuais.

 

28ª Edição da Prova Combatente de Engenharia-  8 a 10 de junho (50 horas de atividade).  

O Exercício de Desenvolvimento da Liderança, que envolveu os cadetes do 3º ano do curso, serve para que os cadetes pratiquem as diversas técnicas militares adquiridas em 18 meses de formação. Tais técnicas vão embasar o planejamento e o comando de frações de Engenharia até o nível Subunidade.

Neste contexto, o EDL desenvolveu os diversos atributos da área afetiva previstos tanto no currículo quanto no Perfil Profissiográfico do oficial combatente de Engenharia, por meio da execução de diversas missões em ritmo de operações continuadas e cumprindo um plano de estressores físicos, psicológicos e fisiológicos.

Por fim, o exercício  consolida os diversos assuntos ministrados aos cadetes do 3º ano do curso até o atual momento.

 

 

EDL da Artilharia- de 9 a 11 de junho (40 horas de atividades).

O dia da Artilharia foi comemorado em 10 de junho. O curso também realizou o Exercício de Desenvolvimento da Liderança com os cadetes do 3º ano. Oportunidade em que eles realizaram uma marcha de 24 km e participaram  de oito oficinas para o desenvolvimento de atributos importantes à carreira militar (oficina de linha de fogo, observação, comunicações, tiro direto, topografia, materiais de artilharia e tiro prático.

A atividade foi encerrada com uma missão de ocupação de posição e realização de um tiro de artilharia, feito na manhã do dia 11 de junho.

Em 2021, o curso de Artilharia também presta homenagem ao 2º Tenente de Artilharia da Força Expedicionária, Rubens Resstel, que demonstrou coragem e perícia no cumprimento de seus deveres, em Montelo (Itália-1945). Mesmo ferido, o artilheiro guiou as tropas, sendo reconhecido, posteriormente com a Medalha Silver Star, outorgada pelos Estados Unidos.

Hoje, seu espírito intrépido e a desprendida devoção são exemplos para os futuros oficiais de Artilharia do Exército Brasileiro. 

 

A AMAN parabeniza os cadetes e todos os demais militares envolvidos nas atividades.  

Fotos: Com Soc AMAN e Com Soc dos cursos de Artilharia e Engenharia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página