Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Como ingressar
Início do conteúdo da página

Como ingressar

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2019, 14h21 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 18h37 | Acessos: 57527

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) é o berço da oficialidade da linha de ensino militar bélico do Exército Brasileiro, herdeira e guardiã de nossas mais nobres tradições. Como estabelecimento de ensino superior tem como missão síntese formar os oficiais combatentes, graduando-os em ciências militares e desenvolvendo nos futuros líderes os mais caros valores de nossa profissão, tornando-os aptos a vencer os desafios do século XXI.

Para ingressar no curso de formação de Oficiais Combatentes da linha de ensino militar bélico do Exército Brasileiro é necessário participar do processo seletivo por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidas cerca de 400 vagas para o sexo masculino e 40 vagas para o sexo feminino.

Algumas condições para inscrição:

  • ser brasileiro nato, ambos os sexos;
  • possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22 (vinte e dois) anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • ter concluído ou estar cursando (no ano da inscrição) o 3º ano do Ensino Médio;

As inscrições para o processo seletivo acontecem anualmente nos meses de maio a junho, e são feitas pela internet por intermédio do sítio: www.espcex.eb.mil.br.

O Processo Seletivo é composto por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral.

As provas do exame intelectual geralmente ocorrem em setembro, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas (SP), em janeiro do ano seguinte, a fim de submeterem-se às demais etapas do processo seletivo citadas acima.

Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matriculado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno da EsPCEx. Se concluir o curso com aproveitamento, prosseguirá para a AMAN, em Resende (RJ), onde, após 4 anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página