Cadetes da AMAN aprofundam conhecimentos no legado da FEB
Um verdadeiro culto aos heróis do passado. Assim, podemos conceituar a visita que a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) recebeu neste dia 12 de agosto de 2024.
O General de Divisão R1 Edson Skora Rosty, Assessor da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), foi recepcionado pelo Comandante da Academia Militar, General de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifacio.
A visita ocorreu por ocasião das comemorações dos 80 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Itália.
Entre os dias 2 de julho de 1944 a 8 de fevereiro de 1945, 25 mil militares, homens e mulheres embarcaram para lutar pelo Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Relembrar o legado deixado pelos Pracinhas é exaltar a história brasileira e a coragem de homens e mulheres que lutaram por democracia e liberdade.
Por isso, o Gen Rosty conduziu, no Teatro General Leônidas da AMAN, a atividade de reconhecimento de regiões relevantes ligadas às ações de combate, principalmente em Monte Castello. Nessa oportunidade, o general ressaltou aos Cadetes do 4º ano de Infantaria, Engenharia e Artilharia, a função dos Tenentes, das respectivas armas, durante a batalha.
A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército tem por missão relacionar, planejar, dirigir, coordenar, acompanhar, ampliar e controlar as atividades que visem a preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural, material e imaterial, de interesse do Exército Brasileiro.
“Ao povo brasileiro fica a certeza de que os militares do seu Exército estarão sempre prontos para cumprir o chamado da Pátria, para defender seu chão e a sua soberania, com o sacrifício da própria vida, conforme juramento prestado ao ingressar nas Forças Armadas” (Trecho do texto retirado do site do DPHCEx- https://www.dphcex.eb.mil.br/conteudo/694-criacao-da-forca-expedicionaria-brasileira-e-suas-vitorias-na-campanha-da-italia-durante-a-2-guerra-mundial)