Hospital Militar de Resende inaugura Centro Cirúrgico
Neste dia 30 de agosto de 2024, o Hospital Militar de Resende (HMR), Rio de Janeiro, inaugurou um novo capítulo em sua história iniciada há 80 anos, ainda com a denominação de Hospital Escolar. Foi inaugurado o novo Centro Cirúrgico.
Após dois anos de reforma, demandada pela necessidade de manutenção e adequação às mais recentes exigências técnicas de saúde, o novo espaço foi entregue em uma inauguração solene, que contou com a presença do Comandante Militar do Leste, General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, do Comandante Militar da 1ª Região, General de Divisão Carlos Duarte Pontual de Lemos, do Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), General de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifácio, além de demais Oficiais Generais integrantes da comitiva, presente na AMAN por ocasião da Reunião de Comando do CML. Estiveram também presentes os Diretores do HMR, Coronel Med Ubiratan de Oliveira Magalhães, médicos cirurgiões, coordenadores, supervisores, enfermeiros e colaboradores, que puderam conhecer, em primeira mão, o resultado das obras de ampliação do espaço.
Localizado no 4º andar do prédio, o novo Centro Cirúrgico é amplo e conta com 25 salas, sendo duas delas de cirurgias simultâneas, uma de Recuperação Anestésica, Salas Administrativas, dois quartos de enfermaria, entre outros espaços.
Essa inauguração faz parte de um conjunto de obras e de entregas que o HMR tem realizado continuamente. Trata-se de um grande salto não só para os pacientes atendidos, mas também para o próprio atendimento dos profissionais.
Com a nova aquisição, boa parte das cirurgias feitas pelos profissionais médicos do HMR em hospitais civis conveniados, passará a ser feita nessa unidade militar, dentre elas, cirurgias das especialidades vascular, ortopédica, otorrino e dermatológica.
“Toda atividade realizada no âmbito da saúde visa dois aspectos, ganhar potencialidade e novas autonomias, além de gerar economia para o sistema, e essa obra atende esses dois preceitos básicos”, destacou Gen Pontual.
HISTÓRIA DO HMR
Em 2015, O Hospital Escolar foi transformado em Hospital Militar de Resende (HMR). Atualmente, está subordinado ao Comando da 1ª Região Militar, sedia
do na capital do Rio de Janeiro.
O HMR conta com dezenas de médicos, dentistas e farmacêuticos, além de uma exemplar estrutura de ambulâncias, sendo algumas unidades UTI.
A principal missão do Hospital é prestar assistência médico-hospitalar e odontológica aos usuários dos sistemas SAMMED, FUSEx e PASS na Região Sul Fluminense. O HMR também apoia a Academia Militar das Agulhas Negras, proporcionando Atendimento Pré-Hospitalar (APH) durante as atividades e instruções dos Cadetes.