Operação Bocaina da Infantaria
Entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro, nas cidades de Arapeí e São José do Barreiro-SP, o 4º ano do Curso de Infantaria, Companhia Treme Terra, realizou a tradicional Marcha para o Combate (descoberta), seguido por um Ataque Coordenado, na região da Serra da Bocaina, no contexto de uma Operação Ofensiva.
O exercício começou com uma avaliação diagnóstica para nivelar os conhecimentos sobre Operação Ofensiva. Além disso, os Cadetes em função de comando foram avaliados durante todo o exercício nas fases: de planejamento; de emissão das ordens; na marcha para o combate; e no Ataque Coordenado.
Nos dias da Operação, foram percorridos 32 Km por terreno montanhoso extremamente desafiador, com mais de 900 metros de ganho de elevação e com incidentes no itinerário de marcha, o que exigiu dos Cadetes, comandantes de fração, muita ação de comando e tomada de decisão, para solucionar os problemas militares que se apresentaram. Ao término da Marcha para o Combate, os Cadetes realizaram um Ataque Coordenado para conquista de um acidente capital, tudo isso inserido em um tema tático.
A Operação Bocaina teve por finalidade colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula, exercitar ação de comando e preparar os Aspirantes a Oficial para os desafios vindouros da PROFISSÃO INFANTE.