AMAN sedia III CICAN
Evento incentiva a produção acadêmico-científica
Foi realizada, entre os dias 1 e 2 de outubro de 2024, a III edição do Congresso de Iniciação Científica Agulhas Negras (CICAN), na Academia Militar das Agulhas Negras, Resende (RJ).
No evento de abertura, o Comandante da AMAN, General de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifacio, acompanhado do Chefe da Divisão de Ensino da AMAN, Coronel Janilson Campos Teixeira, abriu os trabalhos com as boas-vindas aos presentes e com votos de uma atividade proficiente a todos os participantes.
O Congresso de Iniciação Científica Agulhas Negras é uma atividade prevista no Plano Geral do Ensino da AMAN, que visa apresentar e premiar os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso dos Cadetes do 4º Ano.
O CICAN propõe a reflexão sobre aspectos relevantes da pesquisa, com o foco na grande área Defesa Nacional e ocorre sob coordenação da Seção de Pesquisa Acadêmica e Extensão.
Participaram do congresso, enriquecendo sobremaneira a edição do evento, Cadetes da AMAN e da Academia da Força Aérea (AFA), Alunos do Instituto Militar de Engenharia (IME), além de oficiais da Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil) e da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).
Na sequência, o Capitão de Mar e Guerra (CMG/RM1), Leonardo Mattos, da Escola de Guerra Naval, ministrou a palestra de abertura, com o tema “O Entorno Estratégico Brasileiro: desafios e oportunidades”.
Uma Mesa-redonda, composta por representantes da AMAN, da AFA e do IME, abordou “As publicações acadêmico-científicas na área da Defesa Nacional nas Escolas Militares de formação”, reiterando a finalidade da atividade, de incentivo à pesquisa e integração entre as escolas de formação.
Ao longo dos dois dias de Congresso, os militares premiados tiveram a oportunidade de apresentar seus Trabalhos de Conclusão de Curso, que abordaram temas de grande relevância para o cotidiano atual, como “A inserção do Segmento Feminino na AMAN”, de autoria da Cadete Luisa de Oliveira Amaral, do 4º ano do Curso de Intendência e “Estratégias de manipulação empregadas pela Rússia na guerra informacional com a Ucrânia durante a anexação da Criméia em 2014”, de autoria da Cadete Maria Fernanda Figueiredo de Castro, da AFA.
A atividade, em sua vertente cultural, contou ainda com a presença da Biblioteca do Exército.