Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Meio Ambiente tem especial atenção na Academia Militar das Agulhas Negras
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Meio Ambiente tem especial atenção na Academia Militar das Agulhas Negras

  • Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2024, 15h31
  • Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2024, 15h32

Cuidar do meio ambiente é tarefa obrigatória, do despertar a um novo amanhecer.
E para cuidar do nosso lar, chamado terra, não há fronteiras. A ação positiva ou negativa de cada indivíduo reflete no coletivo.
Pelo aspecto positivo, nos diversos rincões do Brasil, há sempre um guardião, militar, trajado com uniforme camuflado, que remete à conexão de cada integrante da Força para com o espaço que ocupa. Atitude que subentende o cuidado, a preservação, a proteção e a multiplicação de um legado para as novas gerações.
Pensando nisso, na Academia Militar das Agulhas Negras, a Seção de Meio Ambiente tem caminhado a passos largos por uma sustentabilidade sistêmica, que possa ser entendida e praticada por todos no seu cotidiano.
Ao longo do ano, diversas ações estão sendo feitas dentro do Plano de Gestão Ambiental, com foco na padronização de atividades e nas práticas econômicas, financeiras, administrativas, ambientais e educacionais.
Como parte das ações, no segundo semestre de 2024 foram realizadas grandes atividades.
Em 21 de setembro, 250 mudas foram plantadas por Oficiais, Cadetes e Praças da AMAN, Soldados do Batalhão de Comando e Serviços, além de alunos de escolas públicas. A iniciativa ocorreu na Área de Proteção Permanente do Alambari, na RJ 163, e contemplou o plantio de espécies como Algodão, Ipê, Cássia de Sião, Alchornea, Ingá Cipó, Facabeae e Cacau. Num futuro próximo, as gerações de crianças que ajudaram a semear esses exemplares, estarão tão grande quanto às árvores da mata atlântica.
Também na semana de 16 a 20 de setembro, cerca de 40 Cadetes do 4º ano participaram da disciplina eletiva, que contemplou aulas com os integrantes da Seção de Meio Ambiente sobre o Plano de Gestão Ambiental da AMAN, palestra com representantes da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), além de visitas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), Estação de Tratamento de Água (ETA), Indústrias Nucleares do Brasil (INB- Engenheiro Passos- RJ), Cooperativa dos Catadores de Resende e Parque Nacional do Itatiaia (PNI).
Durante as visitas, os futuros Aspirantes que,daqui a menos de dois meses,representarão o Exército nos quatro cantos do Brasil, tiveram noções sobre biomas, gestão correta de resíduos, economia de água e energia, administração sustentável, capacitação dos diversos atores dentro da organização, dentre outras abordagens. A iniciativa elevou, ainda mais, a consciência sobre o assunto e somatizou as atividades voltadas ao diagnóstico ambiental realizado na AMAN.
A Seção de Meio Ambiente disponibiliza no site da AMAN um link para que o público possa acompanhar as ações realizadas na AMAN.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página