SHALOM em 2025 - Mensagem do PADRE LUCAS, Capelão Militar da AMAN
SHALOM EM 2025
Não vos inquieteis com nada!...
E a paz de Deus, que excede toda a inteligência,
haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Epístola aos Filipenses 4, 6a-7
Em sua sabedoria intrínseca, a passagem veloz de nossos dias e o inexorável curso dos anos ensinam-nos que o verdadeiro valor da vida não reside na contabilidade de anos vividos, mas na intensa profundidade com que se experimenta cada instante do viver ou cada parcela da existência que Deus nos concede, seja em particular e em família, seja no coletivo profissional.
Este ano de 2025 encerrará o primeiro quartil do século XXI, denso de esperança e repleto de expectativas. Dada a velocidade deste tempo que foge de nossos calendários virtuais, emerge a regra do famoso "Carpe diem", ou seja, aproveitemos sabiamente o dia presente, pois o dia passado é irreformável e o amanhã, ainda incerto, segue quase sempre misterioso. Carpe diem": eis a fórmula clássica do realismo, cuja autoria é atribuída ao poeta romano Horácio, um dos maiores literatos da Roma antiga, farol cultural ímpar que sinalizava a brevidade da vida.
Sim, tudo passa..., portanto, carpe diem! Neste novo ano de 2025, já avançado em dias, lutaremos diariamente pela paz, a qual “queremos com fervor”, na canção, na marcha, nas reuniões, no cumprimento obediente da missão. A paz, sabiamente definida pelo bispo Santo Agostinho de Hipona, ainda no século IV, como “tranquilitas in ordo”, a “tranquilidade na ordem”, é um precioso conceito existencial que tem suas bases sólidas na Bíblia Sagrada e segue bem personalizada em Jesus Cristo, o Príncipe da Paz. Todavia, qualquer judeu conhece bem a tríplice expressão que materializa a paz: “NADA QUEBRADO, NADA FALTANDO, NADA FORA DO LUGAR”. Uma sentenca rapidamente gravável em nossa memória!
“Nada quebrado, nada faltando, nada fora do lugar” é a tradução mais prática do hebraico bíblico “Shalom Adonai”, a paz com sabor de céu, aquela que vem do Senhor Deus dos Exércitos e permanece conosco fecundando o bem. SHALOM significa exatamente isso: “nada quebrado, nada faltando, nada fora do lugar”. A sábia sentença sintetiza o magnífico projeto de vida pensado por Deus para suas criaturas, um estilo poderoso de pensamento particular e princípio de ação coletiva, um formato profissional de aperfeiçoamento constante, um esquema de atividades que tendem ao lucro certo, uma fonte segura de beleza e renovação ao nosso redor. desta forma, quando enfaticamente aplicamos essa tríade à vida pessoal, familiar ou profissional, possibilitamos a abertura de novos caminhos à prosperidade material, atraimos a bênção divina sobre nós e edificamos a sonhada harmonia das relações interpessoais.
Que possamos, na qualidade de irmãos de farda e de fé, trilhar novos caminhos repletos de aprendizado, amor, paciência e compaixão, a serviço da brilhante juventude castrense e em favor da família militar brasileira. Então, humildes e conscientes da finitude da vida, estaremos aptos a vivê-la com riqueza de propósitos.
A todos os militares, bons amigos, a quem sempre admiro com a mente e o coração, almejo que encontrem, ao longo dos próximos meses, o verdadeiro Shalom Adonai, a cada passo, em cada busca, no bom combate diário!
Capelania: inspirando os cadetes, transformando vidas, apoiando a AMAN!
DEUS SEJA SEMPRE LOUVADO!
Padre Uyrajá Lucas Mota Diniz - Maj
Capelão da Academia Militar das Agulhas Negras