CAPELANIA MILITAR: O SILENTE TRABALHO DOS SOLDADOS DE CRISTO JUNTO À FAMÍLIA MILITAR
No dia 13 de fevereiro, o Exército Brasileiro celebrou o dia do Serviço de Assistência Religiosa. A data faz alusão ao nascimento do Capitão Antônio Álvares da Silva, o Frei Orlando, Patrono do SAREx. Em 2025, completam-se 80 anos desde que a sua vida foi entregue, em sacrifício à Pátria Brasileira e à liberdade dos homens, nos campos da Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Sua devoção inabalável ao conforto espiritual dos nossos “pracinhas” tornou-se paradigma do compromisso da Capelania Militar com a tropa, sendo arauto de fé e esperança em meio às adversidades nacaserna. Seu exemplo inspira gerações de capelães que, de forma silente, militam no fortalecimento da espiritualidade e no amparo da família militar.
A espiritualidade é de fundamental importância na manutenção da saúde mental e elevação moral dos militares, que frequentemente deparam-se com desafios extremos no cumprimento de suas missões. Estudos científicos indicam que a fé e a religiosidade estão associadas a menores índices de estresse, depressão e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) entre militares e veteranos. A espiritualidade promove um senso de propósito e pertencimento, fortalecendo a resiliência e ajudando na regulação emocional em ambientes de alta pressão. A presença dos capelães nos quartéis, operações e missões de paz oferece esse alicerce de fé, e ainda reforça valores como coragem, lealdade e disciplina. Mais do que conselheiros, eles são verdadeiros guardiões da alma do soldado, auxiliando-o a enfrentar não apenas os combates externos, mas também as batalhas interiores.
Neste contexto, rendemos nossa mais profunda admiração e parabenizamos os Capelães Militares do Exército Brasileiro, que, espalhados por todo o território nacional, dizem sim à convocação do Senhor dos Exército ao desempenharem seu ministério pastoral com dedicação e amor ao próximo. Servindo a Deus, à Pátria e à Família Militar, esses verdadeiros "Soldados de Cristo" são essenciais na manutenção do espírito de corpo aliado à fé, garantindo que nossos militares encontrem força e propósito na nobre missão de defender o Brasil. Que seu trabalho continue sendo uma luz nos caminhos de cada “Soldado de Caxias”, e de suas famílias, que dedicam suas vidas ao serviço da Nação!
SAREX: PROMOVENDO FÉ E ESPIRITUALIDADE NA DIMENSÃO HUMANA DA FORÇA
Pr. Émerson Couto Profírio – Cap
Capelão Militar da AMAN