Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Capitão da AMAN lança livro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Capitão da AMAN lança livro

  • Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2020, 20h42
  • Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2020, 19h48

Capitão da Capelania da AMAN lança livro sobre formação na Academia

 

 Que tal uma viagem pelas páginas de um livro e pela história da Academia Militar das Agulhas Negras? 

É o que propõe o Capitão Uyrajá Lucas Mota Diniz, Padre da Capelania da AMAN, ao divulgar o lançamento do livro “SEGREDOS DA AMAN - Contribuições e limites da ética estoica na formação inicial dos Oficiais da linha bélica do Exército Brasileiro”.

 No formato digital (e-book), a obra, publicada pela editora Militantis, é fruto de um prazeroso trabalho de pesquisa, iniciado em 2018, como parte da Especialização em Juventude no Mundo Contemporâneo, pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte, Minas Gerais. 

Com um sorriso no rosto, aqueles típicos de quem se sente realizado ao concluir uma missão com êxito, o Cap afirma que precisava compreender melhor os jovens para poder servir-lhes do melhor modo possível como capelão. “Se queremos fazer os outros felizes, devemos conhecer suas necessidades, para tentar satisfazê-las, como também suas potencialidades, para tentar desenvolvê-las”, afirma. 

Para Capitão Lucas, o Cadete enfrenta alguns obstáculos e conflitos internos, de duração e intensidade variáveis. Ao chegaram à Organização Militar (OM), estão moldados por uma ética moderna líquida e pós-moderna, logo se deparam com conceitos fundamentais para  a vida militar e pouco conhecidos por eles, como da ética estoica (movimento filosófico surgido na Grécia Antiga que prioriza a fidelidade ao conhecimento). Diante disso, a pergunta que emerge nessa relação é: O que esses jovens esperam de si mesmos e da Instituição? “Creio que esse desconhecimento profundo das riquezas da ética estoica praticada pela AMAN, seja a das principais chaves de compreensão do desconforto pessoal que muitos cadetes sentem no árduo e desnecessariamente longo processo de adaptação à essa importante casa”, destaca. 

Cap Lucas também propõe um maior conhecimento da estrutura e dos parâmetros dessa mencionada filosofia como sendo uma poderosa contribuição para que o jovem, cheio de esperança e de preciosas energias, torne-se um Cadete realizado e um líder maduro  com a maior agilidade e assertividade possíveis. 

Os Capelães da AMAN são os militares que atuam no trabalho de orientação espiritual dos Cadetes e demais integrantes dessa Academia. Por isso, obras como essa evidenciam o importante papel do Serviço de Assistência Religiosa do Exército. 

Por último, o autor afirma que o livro também busca ser uma referência para mitigar tais obscuridades citadas na reportagem e facilitar a máxima integração do Cadete com sua instituição formativa.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página