Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AMAN: obra sustentável
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

AMAN: obra sustentável

  • Publicado: Terça, 04 de Agosto de 2020, 17h40
  • Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 18h39

Obra é sinônimo de respeito às leis ambientais

 

2020 já é considerado um marco para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)  quando os assuntos são o cuidado com o meio ambiente e a inovação contínua do seu Corpo Administrativo.

Já está em condição de uso o novo posto de combustível da instituição. Com capacidade para armazenar 60 mil litros de gasolina e 150 mil litros de óleo diesel, o posto, localizado na região dos parques, conta com uma infraestrutura moderna e ampla, de forma a atender às normas ambientais vigentes.

"O novo posto atende a uma antiga demanda de nossa Academia. Essa conquista demonstra o quanto a AMAN se preocupa com a preservação do meio ambiente, o que também serve de exemplo para a razão de sua existência, o Cadete, futuro Oficial Combatente do nosso Exército", afirmou Coronel Rojo, Assessor Logístico da Diretoria de Material na AMAN.

Também representa um grande passo para a Academia, que, em 2018, iniciou o projeto.

De lá para cá, foram inúmeras etapas cumpridas, o que torna a conclusão do projeto ainda mais gratificante e vitoriosa.

Apresentamos a você, caro leitor, as fases da obra.

Em janeiro de 2018, teve início um estudo para verificação de possíveis locais de construção de um novo posto de combustível.

A Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA) do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), à frente do projeto, realizou várias reuniões e vídeoconferências com instituições parceiras e Organizações Militares, que pudessem auxiliar na execução das fases da obra.

Em setembro do mesmo ano, já com o local escolhido (campo de futebol do antigo Curso de Intendência), coube definir uma divisão de tarefas entre os integrantes do projeto:

1. O 2º Batalhão de Engenharia de Combate (2º BECmb) ficou responsável pelas seguintes ações: terraplanagem; obra do escritório; concretagem das rampas de acesso e saída; canalização de águas pluviais; construção da bacia de contenção.

2. A AMAN: coordenação geral dos participantes; processo licitatório para aquisição dos 7 tanques de 30.000 litros; fornecimento de energia 220v trifásico; processo licitatório para obra da cobertura.

3. Diretoria de Material: cessão de oficial PTTC, que trabalha em prol da AMAN, para ser o gerente do projeto.

4. DPIMA: coordenação geral e principal agente do projeto; patrocinador (disponibilizou recurso para a AMAN e para o 2º BECmb).

5. PETROBRAS: cessão de bombas, motobombas e filtro por comodato; instalação de toda a parte hidráulica e elétrica da área interna do posto; concretagem da pista de abastecimento.

A partir das ações definidas, coube colocar a mão na massa, ou melhor, no cimento, e dar vida a um projeto desafiador.

E, por isso, do período de setembro de 2018 a fevereiro de 2019, o 2º BECmb realizou e concluiu a sua parte no projeto. Paralelamente, a AMAN licitou os 7 (sete) tanques de 30 mil litros. Com a chegada dos tanques, a PETROBRAS realizou as ligações elétricas e hidráulicas, caixa separadora de água e óleo, assim como a concretagem da pista de abastecimento, finalizando os trabalhos em outubro de 2019. Na sequência, o contrato da obra da cobertura foi assinado, em dezembro de 2019.

Agora, cabe inaugurar esse novo Posto de Combustível. Um marco para essa Organização Militar, tendo em vista sua capacidade e representatividade para toda a administração logística e administrativa da AMAN.

Missão dada, missão cumprida!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página