Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Operação Beirute
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Operação Beirute

  • Publicado: Sexta, 07 de Agosto de 2020, 12h57
  • Última atualização em Sexta, 07 de Agosto de 2020, 12h57

Os Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) participam da chamada Operação Beirute, um exercício inopinado realizado pelos integrantes do 2º ano do Curso de Intendência desde 2018.

Em 2020, a Operação realizada no mês de julho, tornou-se um exercício nível Corpo de Cadetes e serviu para promover a interação entre todas as Armas, Quadro e Serviço. Houve ainda a participação da Divisão de Ensino, por meio da Cadeira de Idiomas, e do Batalhão Agulhas Negras, por meio da Companhia PE.

A operação imita a vivência real de militares da Companhia de Transporte de um Batalhão Logístico do Exército Espanhol (CSS) em Missão de Paz da ONU (UNIFIL), em 2016,  na cidade de Beirute, capital do Líbano.

O objetivo da Operação Beirute da AMAN foi replicar, em ambiente escolar, as missões desempenhadas pelos Peacekeepers, militares homens e mulheres que serviram e continuam servindo em Operações de Manutenção de Paz. Por se tratar de uma missão no exterior, os Cadetes receberam e executaram diversas atividades nos idiomas inglês e espanhol.

Estar em um ambiente complexo  exigiu dos 200  Cadetes  o desdobramento de Posto de Segurança Estático, escolta de comboio, balizamento de vias, reconhecimento especializado, desobstrução de vias, desembaraço alfandegário, transporte de suprimentos, abertura da rede rádio do exercício, instalação de sistema de Comando e Controle, manutenção e salvamento de viaturas.

Para isso, foram empregadas 30 viaturas, algumas delas disponibilizadas pelo Estabelecimento Central de Transporte.

Em todas as atividades, os Cadetes desempenharam funções práticas. Viram de perto os desafios de um jornalista, por exemplo, ao cumprir fatos importantes, o que, no jargão jornalístico, são chamados de factuais. Aqueles registros repentinos que, em muitos casos, provocam uma comoção mundial prolongada. Um exemplo, é a recente explosão de um armazém na região do porto de Beirute, capital libanesa,e que deixou mais de 100 mortos e quatro mil feridos, neste dia 04 de agosto de 2020.

No evento final de balanço da Operação Beirute, os Cadetes também puderam assistir, por meio de videoconferência, o relato de um Oficial brasileiro da UNIFIL, o braço da ONU naquele país.
Cap Pacheco retratou as experiências vividas na função de Oficial de Logística da Brigada Espanhola.

A Operação Beirute representou a finalização do 1º semestre do ano de instrução, além de  proporcionar uma real interação entre os diversos setores envolvidos. O êxito da missão refletiu o comprometimento dos militares participantes e evidenciou a importância da realização de operações conjuntas entre as Armas, Quadro e Serviço da AMAN.

 Em breve, um vídeo sobre a Operação Beirute no canal da AMAN no Youtube “Vem Ser Cadete”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página