Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AMAN tem novo comandante
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

AMAN tem novo comandante

  • Publicado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 19h22
  • Última atualização em Quarta, 16 de Setembro de 2020, 13h34

Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) tem novo Comandante.

General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel.

Vindo daBrigada de Infantaria Blindada, sediada em Santa Maria – RS, ele assume a função deixada pelo Gen Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que passará a ser o Comandante de Operações Especiais do Exército Brasileiro,  com sede em Goiânia-GO.

Por conta das restrições demandadas ao Exército Brasileiro devido à COVID-19, as atividades foram restritas e não contaram com familiares.

A cerimônia da passagem de comando foi realizada neste dia 11 de setembro, na Biblioteca Marechal José Pessôa.

Dentre os convidados presentes, estiveram os Generais de Exército Edson Leal Pujol, Comandante do Exército, Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, José Eduardo Pereira, Comandante Militar do Leste, Rômulo Bini Pereira, Antigo Membro do Alto-Comando do Exército, os Generais de Divisão Carlos Alberto Mansur, Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, Jorge Cardoso Martins, Diretor de Educação Superior Militar,  André Luiz Silveira, Comandante da 1ª Região Militar, Gilberto Rodrigues Pimentel, Antigo Presidente do Clube Militar, Hélio Chagas de Macedo Júnior, Antigo Comandante da 10ª Região Militar, entre outras autoridades militares.

Como parte da programação, houve a inauguração do retrato do Gen Dutra na galeria dos ex-comandantes da AMAN. Oportunidade, a qual, o Comandante do Exército, Gen Ex Leal Pujol, destacou o profissionalismo do Gen Dutra e Gen Pimentel e o quanto a Academia ganha com esses militares.

“Essa nossa Academia tem muita história. Ela dá suporte aos militares que aqui estão, e também nos respalda quanto ao juramento que fizemos de defender a pátria com a própria vida. Agradeço ao Gen Dutra pela dedicação na formação de nossos Cadetes e recebo Gen Pimentel com muito orgulho, pois sei que ele foi escolhido pelas excelentes qualidades ao longo da carreira.

Na ocasião, também, o Gen Div Cardoso Martins, Diretor de Educação Superior Militar, expressou tamanha gratidão que o Exército tem pelo papel cumprido pelo Gen Dutra frente ao comando da Academia, do período de 12 de dezembro de 2018 a 11 de setembro de 2020. “Além do valor à formação acadêmica de nossos Cadetes, Gen Dutra demonstrou tamanho comprometimento com as missões as quais a AMAN foi submetida, em 2020, tendo em vista a pandemia da COVID-19”.

O novo Comandante da AMAN destacou o quanto a personalidade de Gen Dutra inspira os futuros oficiais, pois trata-se de um profissional referência para todos os militares.

Em seguida, Gen Dutra recebeu a medalha  Marechal Roberto Trompowski, Patrono do Magistério do Exército.

Durante o seu discurso, emocionado, Gen Dutra falou de sua passagem pela AMAN e o quanto foi marcante para sua vida militar, que já passa dos 30 anos. “Hoje chega ao fim mais um ciclo de minha carreira. O que de mais importante um soldado poderia querer, se não uma equipe comprometida com o que faz? Coloquei nas costas, em todos os dias de trabalho a minha mochila da felicidade. Justamente por saber de minha missão e também dos que dedicaram suas vidas a servir à Pátria. Sejam sempre cidadãos de bem, motivados e puros de sentimento. Mantenham nosso Exército íntegro e coeso. Esse velho soldado partirá fisicamente, mas continuará com vocês”, afirmou Gen Dutra, que também agradeceu a cada Seção, Setor, amigos da AMAN e família.

A cerimônia foi finalizada com a tradicional passagem de Comando, em que o Gen Dutra entregou a função ao Gen Pimentel.

À Comunicação Social da AMAN, o novo Comandante destacou que recebe com muita honra a missão. Afirma que a amizade com Gen Dutra o faz admirar enquanto pessoa e profissional e que, por isso, deve seguir os mesmos valores na Academia. “Recebo com muita satisfação esse novo desafio, afinal, estar aqui é ter o pulsar fortemente em nós os valores e tradições dessa casa formadora de oficiais combatentes de carreira”, finalizou General Pimentel.

 

 

Currículo (resumo)

Nascido em 04 de fevereiro de 1968, em Ponta Porã, MS, incorporou às fileiras do Exército em 1982, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), sendo declarado Aspirante-a-Oficial da arma de Cavalaria da AMAN, em 10 de dezembro de 1988.

Além dos cursos de Aperfeiçoamento e de Comando e Estado-Maior e diversos outros cursos pelo Exército, no Brasil, e no exterior, desempenhou as funções de instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficias e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Foi Oficial da equipe de segurança da Presidência da República e Oficial do Gabinete do Comandante do Exército. No exterior, foi Instrutor e Assessor da Escola de Comando e Estado-Maior das Forças Armadas de Honduras, Observador Militar na UNFICHP – Chipre e Chefe dos Observadores Militares no Sudão do Sul (UNMISS).

Diversos reconhecimentos pela sua atuação marcam a carreira do novo Comandante da AMAN.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página