Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Guerra da Tríplice Aliança contada em música
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Guerra da Tríplice Aliança contada em música

  • Publicado: Quarta, 21 de Março de 2018, 17h06
  • Última atualização em Quarta, 21 de Março de 2018, 17h06

           O culto aos heróis de todos os tempos, o apreço pela história do Exército Brasileiro e a exaltação dos valores que constituem o maior lastro da nossa Instituição são prioridades nos ensinamentos levados pela Academia Militar das Agulhas Negras aos seus Cadetes.

            Na noite do dia 19 de março, ocorreu na AMAN o lançamento do Livro “A música militar na Guerra da Tríplice Aliança/Military music in the War of the Triple Alliance”, edição bilíngue da obra do Professor Doutor e Maestro Vinícius Mariano de Carvalho.

            De acordo com a PUC Minas, editora da obra, o livro é fruto de ampla pesquisa sobre a relação entre a música militar e a música civil, no contexto da Guerra da Tríplice Aliança, que foi definidora de formas e práticas musicais.

            Apresentando as transcrições de peças que eram tocadas durante o conflito, numa “partituração contemporânea”, a obra preenche uma lacuna importante para a compreensão da experiência dos soldados na Guerra do Paraguai. Além de contextualizar o leitor e ouvinte de hoje às músicas e ao ambiente sonoro da época, ajuda a entender a função da música militar.

            O evento contou com a participação da Banda Sinfônica da AMAN, que regida pelo Professor Vinícius, apresentou as peças musicais descritas no livro. Após a apresentação musical, o Professor foi agraciado pelo Instituto dos Docentes do Magistério Militar com a Medalha Marechal Trompowisky, reconhecimento pelos serviços prestados à educação, quando, como oficial temporário, foi professor do Colégio Militar de Juiz de Fora. Atualmente, o Dr. Vinicius Mariano de Carvalho é Professor de Estudos Brasileiros no Brazil Institute, King’s College London e Professor Honorário de Estudos Brasileiros na Universidade de Aarhus, na Dinamarca, onde previamente foi professor e coordenador do programa de Estudos Brasileiros e também serviu como Cônsul Honorário do Brasil. Atua também, como regente do Brazil Ensemble, no King’s College London, especializado em executar repertório brasileiros para orquestra de câmara.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página