Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Seção Hipomóvel Salomão da Rocha – Tradição equestre da Artilharia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Seção Hipomóvel Salomão da Rocha – Tradição equestre da Artilharia

  • Publicado: Quarta, 11 de Abril de 2018, 19h33
  • Última atualização em Quarta, 11 de Abril de 2018, 19h35

                 Criada em 1998, para a manutenção das tradições equestres da Arma de Artilharia, a Seção Hipomóvel Salomão da Rocha foi reativada na AMAN no dia 10 de abril.

                A reativação da Seção Hipomóvel mantém  viva a memória dos primórdios da Artilharia na Academia Militar das Agulhas Negras, baluarte das tradições e valores do Exército Brasileiro.

                Treze Cadetes do 4º Ano do Curso de Artilharia compõem a bateria histórica, que recebeu da Bateria Caiena, do 32º Grupo de Artilharia de Campanha, localizado em Brasília-DF, os melhores cavalos da raça Bretão. Esses animais são caracterizados pela exímia força de tração, essencial para a movimentação das antigas peças de Artilharia. A seção foi também aparelhada com viaturas-peça de canhão Krupp.

                Durante a cerimônia de reativação da Seção Hipomóvel Salomão da Rocha foi realizada uma evolução equestre dos Cadetes de Artilharia que, em seguida, receberam suas esporas. Em suas palavras, o comandante do Curso de Artilharia, Major Cid, fez menção à simplicidade da cerimônia, mas que não retirou dela seu forte significado histórico para a Arma. “Todos sabemos da importância do cavalo para a formação do nosso Cadete e, no Curso de Artilharia, reforçaremos essa relação e todos os atributos que ela desenvolve no futuro oficial”, ressaltou. O Cadete Eric Bernardo Fermiano Alves, do 4º ano do Curso de Artilharia salientou a importância desse resgate de valores. “Não podemos deixar que se perdam as nossas tradições. É muito importante conhecer a nossa história e saber o que fizeram aqueles que vieram antes de nós, que são os nossos exemplos. Pra mim, é uma grande satisfação fazer parte da recuperação da Seção Hipo”, disse.

                A atuação da bateria se dará principalmente em desfiles e demonstrações, proporcionando aos Cadetes um profundo conhecimento da história e do legado do Exército.

Salomão da Rocha

                 Comandante da 4ª Bateria do 2º Regimento de Artilharia a Cavalo, fazia parte da Expedição do Coronel Antônio Moreira César, que iria combater os jagunços liderados por Antônio Conselheiro, no Arraial de Canudos. Sublime página de heroísmo escreveu, na história do Exército e da Artilharia, essa Bateria comandada pelo Capitão Salomão da Rocha, massacrado juntamente com seus canhões Krupp, na estrada da Favela em 4 de março de 1897. (Fonte: Wikipedia)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página