Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PCI do Curso de Cavalaria
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

PCI do Curso de Cavalaria

  • Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2018, 16h00
  • Última atualização em Quarta, 19 de Setembro de 2018, 16h24

Entre os dias 10 a 14 de setembro, os Cadetes do 2º ano do Curso de Cavalaria da Academia Militar das Agulhas Negras reconheceram operacionalmente as coxilhas do pampa gaúcho. Isto porque estiveram em campanha em atividade de PCI com o 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Regimento Brigadeiro Vasco Alvez Pereira, em Santana do Livramento/ RS.

O município gaúcho nasceu de uma interposição comercial entre o Brasil e o Uruguai e possui 100 km de fronteira seca com o país vizinho. Desta forma, além de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos na Academia em um terreno desconhecido e com equipamentos diferentes daqueles utilizados na AMAN, os Cadetes puderam perceber na prática a importância da amizade com as nações amigas.

Na unidade, foi posta em prova o preparo de Apronto Operacional de um Pelotão de Cavalaria Mecanizado, a emissão de Ordem ao Pelotão por parte dos Cadetes e a execução da atividade finalística da Cavalaria Mecanizada, o Reconhecimento de Eixo. O Capitão Gabriel Espíndola Queiroz Pereira, comandante do 2º Esquadrão do Curso de Cavalaria, que acompanhou a atividade, destacou que esta foi uma grande oportunidade para que os Cadetes conhecessem uma organização militar de Cavalaria do extremo sul brasileiro. “Nesta atividade os Cadetes puderam verificar o quanto essas tropas são profissionais. Isso é um incentivo para que o Cadete vibre com a atividade que irá exercer no futuro”, destacou.

Para os Cadetes, ingressos na Arma este ano, foi uma experiência ímpar. O Cadete João Vítor Daenecke Schäffer, participante da atividade, se impressionou com a oportunidade de aumentar o seu entendimento da vida na tropa, conhecer a história do 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, a sua relação com a cidade-sede e com o exército uruguaio. “Todo esse esforço de instrução rendeu aos Cadetes uma visão mais clara e sólida das missões da Cavalaria ao longo da História e, principalmente, suas possibilidades e emprego atuais”, destacou.

Ademais, os Cadetes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações, história, peculiaridades e meios do Regimiento de Caballería Nr 3, "Regimiento Brigadier General Fructuoso Rivera", na cidade de Rivera, Uruguai. Esta atividade serviu como congraçamento da Semana de Instrução bem como fortaleceu os laços de camaradagem entre Brasil e a Nação Amiga.

registrado em:
Fim do conteúdo da página